PSDB exclui mais 32 nomes de eleitores das prévias presidenciais

Nomes são de apoiadores de Eduardo Leite; decisão é do presidente do partido, Bruno Araújo



O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, publicou resolução nesta quarta-feira (3) que, na prática, exclui das prévias que definirão o candidato da legenda à Presidência da República, no próximo dia 21, 32 eleitores que apoiam o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A decisão foi tomada de forma unânime pela Executiva Nacional e pela Comissão de Prévias da legenda.

Segundo nota enviada pela Assessoria do Diretório Nacional do PSDB, a decisão “responde a todas as impugnações apresentadas por diretórios estaduais do partido em relação aos habilitados para votar nas prévias marcadas para o dia 21 de novembro”.

A exclusão de 32 nomes de apoiadores do governador do Rio Grande do Sul é uma resposta à apresentação, feita também nesta quarta-feira (3), pelo Diretório do PSDB em São Paulo, da lista de eleitores com filiação registrada após 31 de maio deste ano, data estipulada como limite para que o eleitor possa participar das prévias. Leite principal rival do governador paulista, João Doria, na disputa.

“Com a resolução, os questionamentos dos diretórios de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará foram acatados”, diz o PSDB em nota.


“As prévias do PSDB são um acontecimento inédito no Brasil. Por isso, é natural que ocorram questionamentos em relação a todas as candidaturas, sobretudo no processo de construção e entendimento do regulamento. O fundamental é a boa-fé de todos que estão imbuídos na construção do fortalecimento do partido na contribuição de alternativas saudáveis para o país”, afirma Araújo.


Isonomia estabelecida

O presidente do Diretório Estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, aliado de Doria, comemorou a exclusão dos nomes que apoiam Leite. “Isonomia estabelecida”, disse.

De acordo com ele, o entendimento estabelecido pelo partido nesta quarta levará, na prática, à exclusão de “centenas de eleitores”, que apoiam Leite e se filiaram após 31 de maio, e não apenas dos 32 nomes com exclusão confirmada pela Executiva Nacional.

Antes, a Comissão de Prévias do partido já havia decidido que 92 prefeitos e vice-prefeitos paulistas, aliados de Doria, ficarão fora das prévias. Eles são acusados por apoiadores de Leite de fraudar a data das novas filiações.

Fonte: Globonews 

Comentários