Prévias PSDB: Doria leva vantagem entre os filiados inscritos para votar

Disputa neste domingo (21) terá a participação de 44.700 filiados; São Paulo representa 62% dos cadastrados

O governador de São Paulo, João Doria

A análise da distribuição dos 44,7 mil tucanos aptos a votar nas prévias presidenciais do PSDB mostra que o governador de São Paulo, João Doria, mobilizou os filiados sem mandato, grupo em que tem larga vantagem. 

O PSDB definiu, na segunda-feira (15), o colégio eleitoral das prévias, que também têm a participação do ex-prefeito Arthur Virgílio (AM). Com o fim do prazo para inscrição no aplicativo de votação, cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados tucanos no país se cadastraram para votar.

Estar inscrito no aplicativo é o primeiro passo para a votação, mas os filiados precisarão ainda votar de fato, no domingo (21), das 8h às 15h.

A eleição será indireta, com quatro grupos de votantes, cada um representando 25% da pontuação.

Para quem acompanha os números do partido, a força dos militantes pode levar Doria a vencer. 

São Paulo, que tem cerca de 22% dos filiados do PSDB, mas, no universo de cadastrados, chega a 62%, comemorou a força de mobilização.

Para isso, o diretório paulista realizou mutirões de cadastramento, utilizou estrutura de call center e fez até eventos com churrasco para promover a inscrição dos filiados no aplicativo.

No grupo de filiados sem mandato, com quase 40 mil inscritos, Doria confirmou seu favoritismo, já que 62% dos cadastrados são de São Paulo. Além de São Paulo, Doria tem o apoio declarado dos diretórios de PA, RN, DF e AC —somando 66,1% dos filiados inscritos.

Há ainda os filiados de estados que não declararam apoios formalmente —outros 11%. O grupo de filiados sem mandato corresponde a um quarto da pontuação final.

No grupo considerado principal, com 52 tucanos do alto clero, que também correspondem a 25% da pontuação final.

O grupo inclui os deputados federais, senadores, governadores e vices, além dos ex-presidentes e o atual presidente do PSDB, Bruno Araújo. A composição desse grupo tem maior peso na pontuação.

No grupo que reúne prefeitos e vice-prefeitos, que também representa 25% da apuração final, o cenário é de equilíbrio entre os estados que apoiam Doria e aqueles que apoiam Leite —aqui, as dissidências podem levar vantagem a um ou outro.

Outro embate apertado se dá no terceiro grupo. Os vereadores representam 12,5% da soma total, pois formam o grupo com os deputados estaduais —que também representam 12,5%.

De maneira geral, a distribuição dos cadastrados reforçaram as projeções de que Doria venceria com larga margem entre os filiados.

Auxiliares do paulista calculam sua vitória entre prefeitos, vices, deputados estaduais e vereadores. 

O PSDB realizou três outras prévias, em São Paulo, em 2012, 2016 e 2018 —a primeira vencida por José Serra, hoje senador do partido por São Paulo, e as demais vencidas por Doria, que concorreu à prefeitura da capital e ao Governo de São Paulo, também tendo conquistado os dois cargos.

Em 2016, Doria teve 43% dos cerca de 6.100 votos no primeiro turno e venceu o segundo turno com quase a totalidade dos 3.200 votos. A capital paulista tinha cerca de 27 mil filiados à época.

Em 2018, ele teve 80% dos votos de cerca de 15 mil votos –o total de filiados do estado na época era de aproximadamente 310 mil.​​

Como será a votação nas Prévias do PSDB

Presencial

Governadores, prefeitos, vices, senadores, deputados federais, deputados estaduais, o presidente nacional e os ex-presidentes do PSDB votarão presencialmente em urnas eletrônicas oferecidas e auditadas pela Justiça Eleitoral.

Eles participarão de evento em Brasília, no dia 21/11, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário da votação será de 8h às 15h.

Mandatários que querem participar do evento em Brasília, mas que não tiveram passagem emitida pelo partido, têm até meio-dia de sexta-feira (19/11) para comunicar a intenção de votar presencialmente na urna eletrônica.

Aplicativo

Vereadores e filiados de todo o Brasil votarão pelo aplicativo Prévias PSDB, entre 8h e 15h, no domingo, dia 21/11. (horário de Brasília)

Também poderão votar pelo aplicativo os prefeitos, vices, senadores, deputados e dirigentes que não puderem participar do evento em Brasília.

Comentários