Prefeitura de SP resgata mais de 50 animais em megaoperação na Zona Leste

Durante a ação, realizada neste sábado (6) em uma feira clandestina, foram recolhidos gatos, cachorros e coelhos



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), realizou neste sábado (6) uma megaoperação de combate aos maus-tratos a animais domésticos. A atividade ocorreu em uma feira clandestina na Zona Leste e terminou com mais de 50 gatos, coelhos e cachorros resgatados.

A operação foi executada em uma praça próxima ao Aquário Itaquera e teve o apoio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Itaquera e da Cosap. As equipes da subprefeitura de Itaquera, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar Ambiental e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), também participaram, totalizando mais de cem agentes.

Atendimento veterinário

Todos os animais recolhidos foram alimentados, hidratados e atendidos por veterinários. Todos serão vacinados, registrados, castrados, microchipados e encaminhados para a Cosap, para posterior adoção. Também foram apreendidas barracas, além dos produtos comercializados de forma ilegal durante a feira.

A SMS esclarece que o comércio de animais deve se dar em estabelecimentos devidamente regularizados e com nota fiscal. Dessa forma, qualquer comercialização que ocorra fora dos estabelecimentos regulares, e sem nota fiscal, é considerado comércio ilegal.





Ações

Comentários