Doria faz campanha em Salvador pelas prévias do PSDB

O governador de São Paulo apresentou cinco pontos para sua campanha para se tornar representante do PSDB na eleição presidencial de 2022

João Doria cumprimenta o presidente do PSDB da Bahia, Adolfo Viana

Lucas Franco - A Tarde

O governador de São Paulo e pré-candidato à presidência da República em 2022, João Doria, visitou Salvador neste sábado, 6, em campanha pelas prévias do PSDB. Apesar do apoio do presidente do PSDB da Bahia, Adolfo Viana, ao adversário de Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ele nega atritos e recebeu Viana em sua coletiva de imprensa e almoço, que aconteceram no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, no final da manhã.

“As prévias não dividem, fortalecem. O PSDB sairá fortalecido dessas prévias e, quem sair vencedor delas, será legitimado como a terceira via da eleição. Terceira via legítima, que não se impõe”, disse Doria, que criticou Bolsonaro e Lula, retratando-os como “extremistas. Ele disse também não acreditar que Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, possa ser o representante da terceira via.

Para Doria, a terceira via está congestionada e só a partir de março será possível se ter uma idéia de que candidato pode se apresentar como alternativa mais forte a Bolsonaro e Lula. No dia 21 de novembro acontece o primeiro turno da votação das prévias do PSDB, que será restrita a políticos do partido, para decidir quem será o candidato tucano no próximo pleito presidencial. Se a vitória não for confirmada no dia 21, o segundo turno está marcado para o dia 28 de novembro.

O governador de São Paulo apresentou cinco pontos para sua campanha para se tornar representante do PSDB na eleição presidencial de 2022 e fez críticas também à PEC dos Precatórios, que teve voto favorável de Adolfo Viana.

O deputado federal baiano, porém, não tocou no assunto PEC dos Precatórios durante a coletiva. “É uma alegria receber você aqui, João Doria. Quero dizer que você é muito bem-vindo, e a recíproca sempre será essa. Temos grandes nomes no partido e o que for escolhido levará a mensagem, encararemos com naturalidade”, disse Viana.

Questionado sobre a decisão de Ciro Gomes de suspender a pré-candidatura por conta dos votos de deputados do PDT a favor da PEC dos Precatórios, Doria disse que não pode falar sobre a decisão do pedetista. “Mas tenho a sensação que ele voltará a assumir a campanha”.

Ele não respondeu diretamente como ficariam as relações com os tucanos que votaram a favor da PEC dos Precatórios e preferiu reforçar que nenhum deputado federal do PSDB de São Paulo votou a favor. Os únicos deputados federais de São Paulo pelo PSDB que votaram são Bruno Furlan e Carlos Sampaio.

Ex-ministro de Bolsonaro, que vai se filiar ao Podemos, Sergio Moro, na opinião de Doria, é parte da mesma via da qual ele faz parte. “Eu tenho uma boa relação pessoal com Sergio Moro. Aliás, uma relação que vinha antes do seu período como ministro da Justiça e da Segurança Pública. É uma relação fluída e respeitosa. Estamos no mesmo caminho, do centro-liberal-social e espero que possamos estar juntos para apunhar a mesma bandeira da terceira via para as eleições de 2022. Não poderei estar [no evento de filiação de Moro ao Podemos], mas ele tem o meu apoio, ele me convidou, assim como Renata Abreu, a presidente do Podemos”.

João Doria enalteceu o fato de São Paulo ter sido o primeiro estado do Brasil a vacinar contra a Covid-19 e disse que o distanciamento de Bolsonaro foi provocado pela maneira como o presidente lidou com a pandemia. O governador de São Paulo elogiou o SUS e a ciência e reforçou seu posicionamento com relação à economia, ao falar dos seus cinco itens por ordem de prioridade na campanha: educação, saúde, emprego, proteção social e segurança pública. “Eu sou um liberal, mas um liberal social”.

Comentários