Diretório do PSDB da Capital de SP monta mutirão para auxiliar filiados no cadastro das prévias do partido

Estado de São Paulo tem maioria de filiados e tucanos com mandatos aptos a votar 

O presidente do PSDB paulistano, Fernando Alfredo acompanha o mutirão do partido


O Diretório Municipal do PSDB de São Paulo realiza até o domingo, 14, mutirão com 20 voluntários (serão 70 no fim de semana) para orientar as pessoas sobre como utilizar o aplicativo necessário para que os filiados possam votar nas prévias que escolherá o candidato do partido na eleição presidencial em 2022 .

Segundo o presidente do PSDB paulistano, Fernando Alfredo, muitos filiados não conseguiram baixar o aplicativo por terem celulares antigos, sem memória ou mesmo por não terem pacotes dados. Existem ainda casos de pessoas que não têm familiaridade com esse tipo de tecnologia ou que tentaram fazer o cadastramento, mas não conseguiram por motivos técnicos.

Parte expressiva dos filiados aptos a votar até a quinta-feira, 11, é de São Paulo (17.423 mil), Estado governado por João Doria, que disputa as prévias contra o governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, e o ex-senador Arthur Virgílio (AM). O Rio Grande do Sul tem, até agora, 2,6 mil inscritos nas prévias.

O PSDB nacional diz que montou um call center com 12 pessoas para auxiliar os filiados que tiverem dificuldades com o aplicativo. Ainda segundo o partido, todos os filiados receberam um vídeo com instruções detalhadas de como votar.


Eleitores tucanos com mandatos

No total, o PSDB tem 1.050 tucanos com mandatos aptos a votar no evento que acontecerá em Brasília, no dia 21 deste mês

O PSDB reservou passagens e acomodações para 662 tucanos com mandatos viajarem até Brasília para participar da votação das prévias no dia 21 deste mês. No total, o partido tem 1.050 políticos aptos a votar presencialmente.

O número engloba prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e governadores. Os filiados sem mandatos e os vereadores votarão por meio do aplicativo do PSDB.

São Paulo lidera o ranking, com 289 reservas feitas até o último dia 8. O estado é reduto eleitoral do governador João Doria.

Minas Gerais, com 84 reservas, e o Rio Grande do Sul, com 43, vêm em seguida. Os diretórios apoiam o governador Eduardo Leite na disputa.

O Rio Grande do Norte, que declarou voto em Doria, fez 40 reservas até o momento. Já os diretórios da Bahia e do Ceará, que se aliaram a Leite, estão com 21 e 14 reservas, respectivamente.  

A votação que definirá o candidato do PSDB na eleição presidencial em 2022 será realizada no próximo dia 21. Só estarão aptos a votar os filiados que estiverem cadastrados no aplicativo até domingo, 14. Os tucanos que têm mandatos, como deputados federais e senadores, poderão votar presencialmente, em Brasília, mas, ainda assim, precisam ter feito o cadastro na plataforma.

A eleição será indireta, com colégio eleitoral formado por: 1. filiados; 2. prefeitos e vices; 3. vereadores e deputados estaduais; 4. governadores, vices, senadores, ex-presidentes do partido e deputados federais. Cada um desses grupos tem peso de 25% no total dos votos.

Comentários