Com prisão decretada, blogueiro bolsonarista usa Telegram pra difundir fake news e pedir dinheiro

 Allan dos Santos é investigado por disseminar de ataques às instituições democráticas e outros crimes

 blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Com seus canais no YouTube e perfis em redes sociais retirados do ar, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos passou a concentrar no Telegram a publicação de teorias conspiratórias e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com sua prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, ele segue desafiando a justiça dizendo que é vítima de perseguição política.

Em uma publicação recente ele acusa Moraes de usar uma perícia forjada no inquérito dos atos antidemocráticos para incriminá-lo. Ele se define nas mensagens como “jornalista exilado” e pede aos seus 120 mil seguidores doações de US$10 através da assinatura de seu site.

“Para o déspota, quem não se curva é um perigo para a ordem pública”, diz Allan em uma mensagem sobre o “totalitarismo” do qual seria vítima.

O blogueiro é investigado no STF no inquérito das fake news e também na investigação sobre milícias digitais, sob suspeita da disseminação de ataques às instituições democráticas e outros crimes.

Em um post feito nesta segunda-feira ele acusa o Facebook e Instagram de censura por retirarem do ar uma live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em que ele propagou fake news associando a vacina contra a Covid-19 com o desenvolvimento da Aids. Allan compartilhou ainda textos e vídeos com teorias conspiratórias em que afirma que o “narcotráfico manda no Brasil”.

“Por que tem CPI da covid e pedido de impeachment contra Bolsonaro no Brasil? Só tem dois motivos bem claros. O Foro de São Paulo não tem mais dinheiro do narcotráfico nem do BNDES. Esse é o único motivo pelo qual Bolsonaro é perseguido”, diz o blogueiro.

Morando nos Estados Unidos desde julho do ano passado, Allan dos Santos afirmou numa mensagem que a ação do STF configura um ato de censura.

“Quero ressurgir tudo das cinzas daqui dos EUA, onde ainda há liberdade para a atividade jornalística, diferente do que ocorre em Cuba, na Venezuela e agora no Brasil”.

Moraes determinou a prisão após pedido da Polícia Federal, apontando que o blogueiro continuou articulando ataques às instituições democráticas de fora do Brasil.

Fonte: O GLOBO

Comentários