Governo de SP faz primeiros repasses diretos de Coronavac a cinco Estados

No total, 2,5 milhões de doses serão entregues a Pará, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso e Piauí. Contrato com o governo federal para 100 milhões de doses já foi cumprido, diz gestão paulista

Governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Piauí, Wellington Dias, de São Paulo, João Doria, do Pará, Hélder Barbalho e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas

O governo de São Paulo e o Instituto Butantan repassam nesta quarta-feira, 22, 2,5 milhões de doses da Coronavac a cinco Estados brasileiros, como parte de uma aquisição direta que não envolveu o Ministério da Saúde. Ao governo federal, o governo paulista diz já ter finalizado a entrega da quantidade contratada de 100 milhões de vacinas.

A entrega de vacinas a outros Estados ocorre em um momento em que o governador João Doria (PSDB) formaliza a sua pré-candidatura à presidência da República. A Coronavac não tem liberação da Anvisa para ser aplicada em adolescentes nem é recomendada pelo governo federal como dose de reforço para idosos.

A maior parte da entrega desta quarta-feira será destinada ao Pará, que ficará com 1 milhão de doses. Espírito Santo e Mato Grosso receberão 500 mil vacinas. Ceará ficará com 300 mil doses e o Piauí, 200 mil. As vacinas foram envasadas pelo Instituto Butantan, que realizou “rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento”.

O Pará é um dos Estados que tem a menor proporção de habitantes adultos vacinados e poderá usar os novos lotes para acelerar a aplicação. De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, as cidades paraenses tem 70% dos adultos imunizados com a primeira dose até aqui, número que já chegou a 100% em São Paulo.

Os demais Estados que recebem hoje as vacinas extras estão com mais de 80% da população adulta com a primeira dose. As doses do Butantan também poderão ser usadas como segunda dose. A proporção de adultos totalmente imunizados nesses Estados está na casa dos 40%, com exceção do Espírito Santo, onde 53,5% dos maiores de idade estão completamente vacinados.

O contrato de 100 milhões de doses do Butantan ao governo federal foi finalizado no dia 15 de setembro, com a liberação de um lote de 6,9 milhões de imunizantes. O instituto sediado em São Paulo ainda terá de substituir parte dos lotes já entregue depois de uma interdição realizada pela Anvisa. Nesta quarta-feira, a agência federal ordenou o recolhimento de vacinas produzidas em uma fábrica na China que não passou por inspeção brasileira.

Comentários

  1. Onde tem dinheiro o Barbalho está lá. Eta governo das barbalhidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário