Doria critica 'negacionistas da cultura' após Frias ameaçá-lo caso reinaugure Museu do Ipiranga

Secretário do governo federal desafiou o governo paulista a abrir a instituição sem sua 'permissão'



Mônica Bergamo - Folha.com

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o Executivo paulista vai "lutar para reinaugurar o Museu do Ipiranga contra os negacionistas da cultura". "Não temos medo de enfrentar essa gente que joga contra o país e vive num roteiro de show de horrores", emendou o tucano em uma publicação feita em seu perfil no Twitter.

A mensagem, postada na noite desta quinta (2), vem na esteira de um publicação anterior feita por Mario Frias, secretário da Cultura do governo Bolsonaro, na qual o ex-ator da Globo ameaçou Doria com punições caso ele reinaugure o museu sem a sua "permissão".

Desde o começo do ano, Frias tem feito críticas a Doria e Sá Leitão (secretário paulista da Cultura e da Economia Criativa) afirmando que as obras daquele museu são custeadas pelo governo federal e não pelo governador.

Como a coluna noticiou em julho, o novo decreto do governo Bolsonaro sobre a Lei Rouanet eleva o tom da disputa entre Frias e o Governo de SP. Um dos parágrafos que foi inserido determina que a inauguração, a divulgação e a promoção dos projetos que utilizaram recursos da Rouanet por parte de estados e municípios só poderão ocorrer após a autorização do governo federal.

A postagem de Frias feita na manhã desta quinta (2), por sua vez, era uma resposta a outro tuíte de Doria sobre a abertura do museu em 2022, para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. "Hoje começamos a contagem regressiva para a reabertura do novo Museu do Ipiranga", escreveu o tucano no dia 31 de agosto.

"O museu está sendo totalmente reformado com patrocínio do setor privado. Ele será reaberto na comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, em setembro de 2022", seguiu ele.

​Frias respondeu àquela mensagem dizendo que "o sujeito [Doria] é uma farsa patética. Não vou discutir com alguém que mente patologicamente. Faz assim, tenta inaugurar a obra sem a minha permissão. Irei aplicar a punição prevista, reprovando as contas da reforma, forçando a devolução de todo investimento. Vai lá, tente inaugurar".

O secretário de cultura do estado de SP, Sérgio Sá Leitão, rebateu a publicação de Frias. "Estamos trabalhando para reabrir o museu a tempo da celebração do Bicentenário da Independência. Infelizmente, funcionários do governo federal têm feito o possível para prejudicar o andamento do projeto. Sem qualquer base legal. Agora, atacam de modo vil o governador", disse.

"E ameaçam a continuidade da obra, que está 70% feita. Querem destruir o que fazemos com rigor, excelência e respeito à história e ao patrimônio cultural do Brasil. São Paulo valoriza a cultura e não deixará que este devaneio autoritário prevaleça. Viva o Museu do Ipiranga!", seguiu Sá Leitão. Doria não quis comentar.

Comentários