Cidade de SP aplica nesta quinta reforço da vacina contra Covid em imunossuprimidos acima de 18 anos e idosos a partir de 80

Trabalhadores da saúde podem receber doses remanescentes de reforço das vacinas antiCovid na capital


A cidade de São Paulo aplica nesta quinta-feira (23) a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos 28 dias. Também podem receber o reforço idosos com mais de 80 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal há ao menos seis meses. A vacinação deste grupo é feita exclusivamente com a vacina disponível no posto.

Além desses grupos, podem tomar a primeira dose do imunizante adolescentes a partir de 12 anos, que precisam estar acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável. A vacinação deste grupo é feita exclusivamente com a Pfizer.

Para quem vai tomar a segunda dose, estão disponíveis os três imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer.


Doses remanescentes para trabalhadores da saúde

A partir de amanhã (23), as doses remanescentes das vacinas contra a Covid-19 serão destinadas também aos trabalhadores da saúde com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses. As inscrições podem ser feitas, a partir de amanhã, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

Os trabalhadores da saúde precisam apresentar comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo, documento de conselho de classe, comprovante de profissão, certificado ou diploma.

A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada unidade de saúde deverá organizar uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.

Pode ser se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. É necessário apresentar comprovante de residência no município. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

Toda a rede estará em operação para a vacinação nesta terça: 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde (veja a lista completa dos endereços).

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.


Calendário atualizado de vacinação na capital:

Nesta quinta (23):
  • Para a dose de reforço, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias;
  • Para a dose de reforço, idosos com mais de 80 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 6 meses;
  • Para a dose de reforço, indígenas aldeados também recebem doses de reforço;
  • Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;
  • Idosos com mais de 60 anos podem fazer a inscrição nas UBSs para receber as doses remanescentes, a chamada xepa. Vale para quem tomou a segunda dose há mais seis meses na capital. Para isso, é preciso apresentar o comprovante de vacinação com ciclo vacinal completo, documento com foto e comprovante de residência.

Comentários