Prefeitura de São Paulo inicia vacinação de jovens de 12 a 15 anos com comorbidades nesta terça-feira

Também podem ser imunizados os adolescentes com deficiência permanente, as gestantes e as puérperas com essa mesma faixa etária


A cidade de São Paulo segue com a vacinação contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades ou deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) dessa faixa etária, nesta terça-feira (24). O grupo tem população estimada de 92 mil pessoas.

Toda a rede de vacinação da capital participa da operação. Os munícipes elegíveis devem procurar uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, com funcionamento das 7h às 19h, além dos megapostos com acesso a pedestres, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h.

Para esses adolescentes, será aplicado exclusivamente o imunizante da Pfizer, tendo em vista que é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para cidadãos com menos de 18 anos.

O que levar

Para receber a primeira dose (D1), o adolescente deve apresentar documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital, em nome dos pais ou responsável.

O adolescente deve estar acompanhado pelos pais ou responsável no ato da vacinação. Caso esse acompanhamento não seja possível, é preciso ir com um adulto e apresentar autorização assinada por um responsável.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta que, nos casos de deficiência permanente, deve ser apresentado um comprovante, podendo ser um laudo médico que indique a deficiência, cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Já os jovens com comorbidades devem levar um comprovante de condição de risco como receitas, relatórios médicos em formato impresso ou digital e demais documentos com identificação do paciente, número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) e emitido há no máximo dois anos.

Todas as comorbidades e deficiências permanentes elegíveis para a vacina antiCovid estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Munícipes elegíveis para segunda dose (D2) também podem procurar os postos em operação. Basta levar documentos de identificação e o comprovante de vacinação da D1.

O site De Olho na Fila informa quais vacinas estão disponíveis para segunda aplicação em cada unidade e mostra a movimentação de pessoas nos postos, como forma de ajudar a evitar aglomerações.

A SMS também recomenda o pré-cadastro no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) para agilizar o tempo de atendimento.


SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL

24 de agosto de 2021 (terça-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.

UBSs: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços podem ser consultados na página Vacina Sampa

Comentários