Doria denuncia Ministério da Saúde de enviar 50% a menos de doses da Pfizer ao estado de SP

Em ofício encaminhado à pasta, Secretaria da Saúde afirma que esperava 556 mil doses, mas recebeu apenas 228 mil, e plano de imunizar adolescentes já em agosto pode ficar comprometido

O governador de São Paulo, João Doria

O Ministério da Saúde disponibilizou nesta semana a São Paulo um número de doses 50% menor do que o estado teria direito.

A denúncia está sendo feita pela Secretaria de Saúde de SP, que enviou um ofício para a pasta para reclamar e pedir que a entrega seja normalizada.

Caso isso não ocorra, o Governo de São Paulo não conseguirá cumprir o calendário já anunciado, que prevê o início da vacinação de adolescentes no dia 18. Eles só podem tomar o imunizante da Pfizer, o único testado até agora na faixa abaixo dos 18 anos.

São Paulo recebeu 228 mil doses da vacina da Pfizer nesta semana, quando esperava que chegassem 456 mil doses ao estado.

No ofício enviado ao ministério, a secretaria afirma que São Paulo "desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 sempre recebeu mais de 20% do quantitativo de vacinas destinado ao país, independente do público-alvo ou do imunobiológico".

O quantitativo seria proporcional à população do estado, que representa cerca de 22% do total do país, segundo o IBGE.

"Diante do exposto, esta Secretaria de Estado da Saúde requer o envio complementar de pelo menos 228.150 doses da vacina Pfizer em até 24 horas, considerando a relevância e urgência que a matéria se reveste", escreve o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

No dia 28 de julho, o governador paulista afirmou que a vacinação de adultos no estado de São Paulo com a primeira dose da vacina contra o coronavírus será finalizada até dia 16 de agosto. Na ocasião, Doria também anunciou o início da vacinação de adolescentes no dia 18.

"O dia da esperança, que era o dia 20, agora estamos antecipando para o dia 16 de agosto a imunização de todos os adultos com mais de 18 anos no nosso estado", disse Doria.

Fonte: Folha.com

Comentários