Doria libera eventos-testes em SP com presença de público a partir de hoje (17)

Os eventos devem seguir as normas sanitárias rígidas, como exigência de vacinação e testagem dos participantes, capacidade reduzida, uso obrigatório de máscara e álcool em gel



Jheniffer Freitas - FDR

No último dia 7, o governo de São Paulo anunciou que vai ampliar de 10 para 30 o número de eventos-teste neste segundo semestre. Os testes começam neste dia 17 de julho, e seguem até o final do ano, na capital paulista e em cidades como Campinas, Serrana e Santos.

Eventos previstos pelo governo paulista:
  • Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1;
  • Campus Party;
  • CCXP;
  • Oktoberfest;
  • 4 shows na Arena Allianz Parque (de música sertaneja, eletrônica e funk);
  • 1 concerto;
  • SP Arte;
  • Feiras de economia criativa no Memorial da América Latina e em Campinas;
  • eventos sociais (como casamentos).

De acordo com o governo, os eventos devem seguir as normas sanitárias rígidas, como exigência de vacinação e testagem dos participantes, capacidade reduzida, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Depois da realização, os organizadores também deverão monitorar os participantes, segundo o Palácio dos Bandeirantes. Não foram citados detalhes sobre a realização de casamentos.

“Com a melhoria dos indicadores da pandemia, vamos dar um novo passo na retomada econômica no estado de São Paulo e vamos iniciar o acompanhamento de 30 eventos nas áreas de cultura, negócios, lazer, esportes e turismo”, afirmou o governador João Doria (PSDB).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, esses serão os “eventos-modelo”.

“Estamos iniciando agora um trabalho de eventos-modelo. Estamos seguindo rigidamente os protocolos do Plano São Paulo, mas eles estão virando a vitrine porque, infelizmente, temos tido muitos descumprimentos de estabelecimentos que não estão seguindo as regras da forma adequada”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen.


Eventos teste

Os “eventos-teste” foram anunciados pelo governo de São Paulo em 26 de maio. Na ocasião, o Palácio dos Bandeirantes disse que iria autorizar a realização de ao menos dez eventos públicos no estado a partir de 15 de junho, apesar de alta de casos e de internações por Covid-19 naquela data.

Foram organizadas duas feiras de economia criativa, uma feira corporativa, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e outros três eventos noturnos, cuja natureza não foi detalhada.

As atividades, chamadas de “eventos piloto” pelo governo paulista, devem orientar uma futura retomada do setor, segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. Segundo Ellen, os eventos serão realizados com “distanciamento e protocolos sanitários”.

Comentários