São Paulo entrega mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan aos brasileiros

Com as novas vacinas contra a COVID-19 liberadas nesta segunda-feira (14), total chega a 49 milhões distribuídas pelo Instituto ao Programa Nacional de Imunizações



O governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (14) a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O carregamento integra um novo lote de mais 5 milhões de unidades a serem liberadas ao longo deste mês.

“Nesse caminhão que está aqui, nós estamos já com a carga de 1 milhão de doses da vacina do Butantan que será entregue, nesta manhã, ao Ministério da Saúde. É a vacina no braço dos brasileiros! E na próxima quarta-feira teremos uma nova remessa sendo entregue”, destacou o governador João Doria.

Com a entrega de hoje, o Butantan chega à marca de 49 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na última sexta-feira (11) foram liberadas 800 mil doses.

O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no último dia 5 de maio. Desse total já houve a liberação de 1,8 milhão de vacinas desde sexta.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. Parte das doses já envasadas encontra-se em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade.

As doses entregues hoje já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12/05.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses deverá chegar a São Paulo até o final deste mês.

Comentários