Prefeitura de São Paulo vai ampliar postos de vacinação, diz Secretário Saúde

Novos mega postos, drive-thrus e farmácias conveniadas devem ser anunciadas até sexta-feira facilitar o processo de vacinação

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido

Blog do Welbi 

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse na manhã desta quarta-feira (16), que a prefeitura irá anunciar, nos próximos dias, a ampliação dos postos drive-thru e das farmácias conveniadas, por conta do grande contingente de pessoas a serem imunizadas. De acordo com Aparecido, são cerca de 300 mil pessoas para cada faixa etária.

Veja também:
Prefeitura de SP divulga datas de vacinação contra Covid para grupos entre 50 e 59 anos


"Nós estamos, inclusive, analisando junto com os nossos técnicos e com a nossa rede a possibilidade de anunciarmos aí, o prefeito Ricardo Nunes anunciar até sexta-feira a ampliação de alguns postos de vacinação, não só com as farmácias conveniadas, mas alguns outros mega postos e drive-thrus para facilitar exatamente o processo de vacinação."

A Prefeitura de São Paulo começou a imunizar o grupo de 56 e 57 anos  nesta manhã. Para evitar aglomerações, a gestão municipal estabeleceu um sistema de escalonamento por faixas etárias.

Toda a rede de postos estará em operação para a vacinação: as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras.

A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços)


Filômetro

Para evitar filas, também foi criado um “Filômetro”, que indica a situação da fila nos locais de imunização. Para acessar o serviço, basta entrar no site De Olho na Fila e escolher entre posto volante (montado em farmácias, igrejas e supermercados); drive-thru (quando a pessoa é vacina sem precisar sair do carro); megaposto (locais onde a pessoa pode ir à pé); e ainda uma das cinco diretorias regionais de saúde (centro, norte, leste, oeste e sul).

No caso das diretorias regionais de saúde, é necessário escolher uma delas e clicar no distrito para ver os pontos de vacinação disponíveis, em sua maioria, UBS.

Ao clicar no ponto desejado, serão fornecidas informações como o nome do posto, que tipo ele é (megaposto, UBS ou drive-thru), endereço, situação e a última atualização.


Calendário da vacinação

Na capital paulista

58 e 59 anos
14 e 15 de junho

56 e 57 anos
16 de junho

54 e 55 anos
17 de junho (quinta-feira)

52 e 53 anos
18 de junho (sexta-feira)

50 e 51 anos
19 de junho (sábado)


Projeção para os próximos grupos

Faixa etária Início
  • 43 a 49 anos 23/6
  • 40 a 42 anos 30/6

Projeção de demais faixas etárias Datas
  • 35 a 39 anos 15/7 a 29/7
  • 30 a 34 anos 30/7 a 15/8
  • 25 a 29 anos 16/8 a 31/8
  • 18 a 24 anos 1º/9 a 15/9

Comentários