Mega drive-thrus reabrem para vacinar pessoas com comorbidades e deficiência com mais de 30 anos

Novos grupos entraram na lista prioritária para vacinação; relembre documentos necessários no ato da aplicação

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido

Foram reabertos nesta quarta-feira (2) os postos mega drive-thrus para atender aos dois novos grupos elegíveis para a vacina contra Covid-19 na campanha de vacinação da cidade de São Paulo. Já podem receber a primeira dose do imunizante as pessoas com comorbidades com mais de 30 anos e as que com deficiência permanente inscritas no Benefício de Proteção Continuada (BPC), também acima dos 30 anos. O prefeito Ricardo Nunes, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, acompanhou na manhã de hoje a ação no Memorial da América Latina, Zona Oeste da cidade.

“Hoje começa mais uma etapa importante desta vacinação, que salva vidas. Eu sempre tenho destacado o trabalho importante que a Secretaria de Saúde tem feito na questão da logística nesta cidade tão grande, com 12,5 milhões de habitantes. As pessoas têm fácil acesso à vacina, e isso traz um resultado muito positivo, que é muito elogiado pelas pessoas”, disse o prefeito.

Ricardo Nunes também anunciou que na próxima segunda-feira (7) será iniciada a vacinação para as lactantes com comorbidades. Para receberem o imunizante, o secretário Edson Aparecido lembrou que além do documento que comprove a comorbidade, será necessário apresentar a certidão de nascimento da criança (de até um ano de idade). “As vacinas que serão apresentadas para as lactantes não terão qualquer tipo de restrição, diferente do que nós tínhamos para as gestantes e puérperas com até 45 dias”, completou o secretário.

Além dos mega drive-thrus, toda a rede de postos de vacinação também estará operante para imunizar o novo público. Estão inclusas na lista as AMA/UBS Integradas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 7h às 19h, os Centros de Saúde, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e postos volantes. Megapostos, com acesso para pedestres, e os mega drive-thrus, com atendimento sem precisar sair do carro, atenderão das 8h às 17h.

Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de sua residência, acesse a página Vacina Sampa.


Documentos necessários

Além de mostrar um documento de identificação, as pessoas com comorbidades devem apresentar um comprovante da condição de risco, que pode ser um exame, receita, relatório médico ou prescrição médica, contendo o CRM do médico e com data de emissão máxima de 2 anos.

Já para as pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC, será preciso apresentar, além do documento de identificação, um comprovante da deficiência, que pode ser um laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência. Também é necessário mostrar um comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para os dois grupos, vale lembrar que é preciso levar um comprovante de residência no município de São Paulo para receber a aplicação da primeira dose da vacina.


Evite aglomerações

É importante evitar aglomerações nos postos de vacinação e comparecer ao local com o pré-cadastro no site Vacina Já preenchido, para agilizar o tempo de atendimento.

A SMS reforça o lembrete de manter os cuidados necessários contra a Covid-19 mesmo após receber a aplicação da vacina, seguindo com o uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento social, evitando aglomerações.


SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL

Pessoas com comorbidades com mais de 30 anos; pessoas com deficiência permanente inscritas no BPC com mais de 30 anos
  • Mega drive-thru e farmácias: vacinação de primeira dose (D1). Funcionamento das 8h às 17h.
  • Megaposto: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 8h às 17h.
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.
  • AMA/UBS Integrada: vacinação de primeira e segunda dose (D1 e D2). Funcionamento das 7h às 19h.



Comentários