Mais de 30 mil pessoas já passaram pela barreira sanitária no aeroporto de Congonhas

Além de direcionar passageiros sintomáticos aos serviços de saúde, serviço orienta passageiros sobre os cuidados necessários para o combate ao coronavírus. Desde a última terça-feira (01/06), ônibus laboratório agiliza atendimentos

 O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido


A Secretaria Municipal da Saúde já atendeu mais de 30 mil pessoas na barreira sanitária montada no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade. Desde terça-feira (01/06), o local também passou a contar com um ônibus laboratório para realização da coleta das amostras para testagem de Covid-19 em passageiros sintomáticos. O prefeito Ricardo Nunes visitou o local na manhã desta sexta-feira (04/06) e destacou a importância deste trabalho.

“Aqui no Aeroporto de Congonhas nós já passamos de 30 mil pessoas que foram monitoradas. Isso tem um efeito muito positivo, pois além de você ter a nossa equipe fazendo esse monitoramento, trazendo os sintomáticos para fazer o exame no ônibus, também tem um cunho educativo de suma importância”, disse o prefeito.

Ao saírem da área restrita do aeroporto, as pessoas são abordadas e orientadas para que saibam que ainda estamos em um momento que requer cuidado. “Isso tem um efeito psicológico muito positivo e que é muito importante para que as pessoas não achem [que a pandemia] já passou. Por isso é um processo fundamental”, explicou Nunes.

Após a identificação de passageiros sintomáticos no aeroporto, estes são direcionados para a realização do teste no próprio terminal, no ônibus laboratório. A realização da testagem segue as diretrizes do Ministério da Saúde e são realizados apenas para passageiros que apresentam sintomas.

“Paralelo ao trabalho no Aeroporto de Congonhas, as nossas equipes continuarão com as barreiras sanitárias nos terminais rodoviários e no Terminal de Cargas da Vila Maria, orientando os motoristas e passageiros sobre a importância dos cuidados básicos como o uso de máscaras e para o distanciamento social”, disse o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.


Vacinação

O prefeito Ricardo Nunes também lembrou que neste sábado será realizado o Dia D para a vacinação da segunda dose contra a covid-19 e que na próxima segunda-feira (7) está prevista a vacinação para as pessoas com comorbidades, com deficiência e de grávidas, com 18 anos ou mais. Para atender aos novos grupos, as unidades com drive-thru serão reabertas.


Ônibus laboratório

O serviço agiliza a realização do exame, evitando o deslocamento dos sintomáticos e contribuindo com o isolamento social. Equipes de Saúde permanecem no local de prontidão, diariamente, das 6h às 23h, para coleta das amostras do exame RT-PCR.

A orientação inicial para esses passageiros sintomáticos é realizar o isolamento social em casa até a liberação do resultado do teste. Para viajantes que não possuam local próprio para o isolamento, estão reservados 60 quartos em hotel na região norte da capital, para que o isolamento seja feito de maneira adequada.

Caso seja identificado algum caso com a variante indiana da Covid-19, esse paciente será encaminhado para o Hospital Geral Guaianases para o devido tratamento. A unidade, que pertence ao governo estadual, conta com 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.

Entre 27 de maio e 02 de junho foram identificados 33 passageiros sintomáticos. Até 03 de junho, às 17h, um passageiro havia testado positivo e nove aguardavam o resultado. Todos foram encaminhados à UBS Jardim Aeroporto - Doutor Massaki Udihara, para a realização do RT-PCR.

Comentários