Estratégia do deboche rende frutos para Doria nas redes sociais

Governador de São Paulo adotou alcunha de "Calça Apertada" e decidiu responder a críticas de bolsonaristas com humor. Equipe de comunicação do tucano já mensura ganhos 


Carolina Freitas - Valor

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), surpreendeu seus seguidores no Twitter em março ao assinar uma mensagem como "Calça Apertada". O apelido jocoso criado por bolsonaristas virou a marca de uma virada arriscada na estratégia digital do governador - mas que vem dando certo. É o que conta a repórter Carolina Freitas no quadro "Bastidores da Política", na Rádio CBN, nesta sexta-feira. 

A coluna das jornalistas Carolina Freitas e Cristiane Agostine vai ao ar às quartas e sextas às 11h20.

João Doria é o alvo preferencial de críticas de Jair Bolsonaro, dos filhos políticos do presidente e de influenciadores digitais ligados a Bolsonaro. Diante dessa realidade, a equipe de comunicação do governador seguiu o seguinte raciocínio: no campo da agressividade, não havia meios de vencer os bolsonaristas. A saída, sugerida pelo próprio governador, foi aderir ao humor. 

Desde a virada de chave, Doria chamou o filho vereador de Bolsonaro, Carlos, de "Tonho da Lua", e o filho deputado, Eduardo, de "Bananinha". Também respondeu diretamente às arrobas que o criticavam dizendo que ia vaciná-las contra a covid-19. Caso necessário, brincou Doria, aplicaria até algumas doses de antirrábica. 

Dados de monitoramento da equipe do governador apontam que o tom de deboche funcionou nas redes sociais. Há pelo menos três meses os perfis de Doria vêm ganhando seguidores e crescendo em engajamento. Tudo de forma orgânica, ou seja, natural. 

Pesquisa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (Dapp/FGV) noticiada pelo Valor comparou o desempenho de dez possíveis candidatos a presidente da "terceira via" (excluindo Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). Doria é o segundo em engajamento no Facebook, com 5 milhões de interações em dois meses, atrás somente do apresentador de TV Luciano Huck. No Twitter, o governador é o único nome de direita ou centro-direita que teve mais de 100 mil retuítes no período analisado. 

A equipe de estrategistas do tucano analisa dia a dia o desempenho dele de forma segmentada em cada grupo de internautas, de acordo com o perfil das pessoas. E concluiu que Doria vem crescendo nestes três últimos meses sobretudo entre as pessoas que não costumam falar de política nas redes sociais. Os não-politizados não aparecem identificados nem com a esquerda, nem com a direita, mas, quando falam de política, falam bem de João Doria. 

Uma explicação por trás do sucesso da estratégia do deboche é que há uma massa de pessoas insatisfeitas com o presidente Jair Bolsonaro, mas que não se pronunciava sobre esse sentimento nas redes sociais com receio de ser trucidada pela claque bolsonarista. Ao romper esse temor e vocalizar o que esses grupos pensam, Doria os representa, o que retorna ao tucano em forma de identificação e apoio

Comentários