São Paulo anuncia 10 ‘eventos-testes’ para planejar retomada

Serão feitas dez aglomerações controladas entre junho e julho; gestão estadual afirma que iniciativa não é uma ação de reabertura

O governador João Doria

O governo de São Paulo armou que fará dez eventos-testes para planejar a retomada do setor no segundo semestre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A ideia é que todas as pessoas sejam testadas e acompanhadas por duas semanas.

“Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante, e aqui vamos fazer de forma segura, controlada e com testagem rápida”, disse o governador do estado de São Paulo, João Doria.

A iniciativa será feita em ambientes controlados entre os dias 15 de junho e 30 de julho. Serão duas feiras de economia criativa, uma feira corporativa, quatro festas sociais, sendo entre elas, no mínimo, um casamento e um jantar corporativo e, por fim, três eventos noturnos.

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, reforçou que a ação não é de reabertura. “Não é uma retomada, não é uma abertura, são 10 eventos-teste para que possamos ter um planejamento seguro no segundo semestre, com responsabilidade, baseado na ciência e baseado em dados”.

A testagem será feita com antígeno e de resultado imediato, forma aprovada pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR. Os frequentadores serão acompanhados pela gestão estadual por duas semanas após as aglomerações.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar também um curso de biossegurança de protocolos sanitários. A intenção é promover a capacitação de profissionais de festas, eventos, bares e restaurantes. As inscrições devem ser abertas no site http://www.viarapida.sp.gov.br a partir de agosto.

Fonte: Veja São Paulo

Comentários