Cidade de São Paulo antecipa a vacinação para profissionais de saúde autônomos com mais de 30 anos

A imunização está disponível a partir desta terça-feira (18/5) nas 468 Unidades Básicas de Saúde, AMA/UBS Integradas, nos oitos mega postos e postos volantes

O prefeito Ricardo Nunes e o secretários municipal da Saúde,  Edson Aparecido acompanharam o início da imunização contra a Covid-19 para motoristas e cobradores de ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), antecipou para esta terça-feira (18/5), a vacinação contra a Covid-19 para profissionais de saúde autônomos com mais de 30 anos. A estimativa é aplicar cerca de 50 mil doses da vacina contra a Covid-19.

Assim como os demais grupos contemplados na imunização, este público poderá ser imunizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas e nos oitos mega postos implantados na cidade. Quem precisar tomar a segunda dose deve procurar uma das UBSs da cidade.

Para primeira dose serão utilizados os imunizantes da Pfizer e da Oxford/Astrazeneca. Quem tomou Coronavac como primeira dose pode procurar as UBSs para receber a segunda dose do imunizante. O intervalo para segunda dose da Pfizer e da Oxford/Astrazeneca é de 12 semanas, enquanto o da Coronavac é de 28 dias.

De acordo com o secretários municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade está abastecida com doses para o reforço da Coronavac e com a vacina da Oxford/Astrazeneca para as duas aplicações. A cidade também aplica, desde a semana passada, a primeira dose da vacina da Pfizer --o prazo para a aplicação da segunda dose, de 12 semanas, conforme indicação do Ministério da saúde, ainda não foi alcançado.

Os profissionais de Saúde devem apresentar documento do Conselho de Classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e também um comprovante de residência da cidade de São Paulo.

Nesta fase da campanha são priorizados médicos, enfermeiros/técnicos auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS-CoV2 e análise de amostra de Covid-19, assim como farmacêuticos, técnicos de farmácia, odontólogos, auxiliares e técnicos de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos veterinários.

“Esta é uma grande conquista. Serão vacinados os dentistas, médicos, enfermeiros, enfim todos os 13 profissionais autônomos da área da Saúde que estão no PNI (Programa Nacional de Imunização) que tenham 30 anos+. Eles podem se vacinar nas nossas 468 UBSs, ou nos nossos oito mega locais de vacinação”, disse o prefeito.

Ricardo Nunes falou que as vacinações na cidade estão ocorrendo de forma organizada e agradeceu a dedicação dos profissionais da saúde. Ele ainda citou a pesquisa Datafolha, do mês passado, que colocou o SUS como o melhor serviço público da cidade de São Paulo.

” O SUS é o Sistema Único da Saúde municipal que tem o serviço melhor avaliado pelo Datafolha, então o meu agradecimento especial aos profissionais da Saúde”, afirmou.


Comorbidades

As primeiras doses também são aplicadas nas pessoas com comorbidades acima de 50 anos e naquelas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

As pessoas com comorbidades acima de 50 anos precisam apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico.

São consideradas comorbidades doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. O detalhamento encontra-se nesta lista, disponibilizada na página Vacina Sampa.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a capital possui 225.939 pessoas nestas condições, sendo 220.224 pessoas com comorbidades e 5.715 deficientes permanentes.

A rede de postos de vacinação da capital conta ainda com, pelo menos 130 postos volantes que incluem igrejas, farmácias, supermercados, escolas, praças e UBS com drive-thru.

A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos e com o pré-cadastro no site Vacina Já preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.


A VACINAÇÃO NA CIDADE

- 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h

- AMA/UBS Integradas
Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.
Veja aqui a lista com os endereços: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/2021_04_30_UBS_AMA_UBS_Integrada_Vacina_covid19_sabados_feriados_pdf.pdf

- Oito Mega Postos
Funcionamento: 8h às 17h

1) SHOPPING ARICANDUVA
Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4, Aricanduva

2) FACULDADE SANTA MARCELINA
Rua Cachoeira Utupanema, 40 – Itaquera

3) UNISA SANTO AMARO
Rua Isabel Schmidt, 349

4) CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO
Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – Acesso pelo Terminal João Dias ou Metrô Giovanni Gronchi

5) CLUBE HEBRAICA
Rua Ibianópolis, 781

6) ALLIANZ PARQUE
Av. Francisco Matarazzo, 1.705

7) CLUBE PAULISTANO
Rua Honduras, 1.400

8) LIONS CLUB VILA MATILDE
Rua Cel. Luis Gonzaga Azevedo, 11

Para obter mais Informações sobre a campanha de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo clique aqui

Comentários