Reflexo do feriado estendido em São Paulo deve aparecer daqui a cerca de 15 dias, segundo secretário municipal da Saúde

Edson Aparecido também se posicionou contra o retorno de cultos religiosos

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido

Após o mês mais letal da pandemia, em abril a escalada de mortes por Covid na capital paulista deve continuar acelerada. "Nossos técnicos avaliam um mês de abril ainda pior", disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, em entrevista à Globonews nesta segunda-feira (5).

Segundo ele, o isolamento melhorou durante o recesso mas o reflexo do feriado estendido será sentido apenas daqui a 15 dias. "A Prefeitura tem toda uma medição bastante rigorosa que é o número de movimentação nas catracas de ônibus, o registro de trânsito pelos automóveis particulares pelos radares e também as notas fiscais emitidas nos comércios. É possível verificar que durante essa semana, houve uma redução grande de mobilidade".

O secretário informou que neste domingo (4) houve uma pequena queda na taxa de ocupação dos leitos na cidade de São Paulo, e foi de 92% para 90% no leitos de UTI, e de 88% para 84% em enfermaria.

"Mas são taxas altíssimas e temos que fazer com que a gente consiga segurar a transmissibilidade na cidade", disse Edson.

Edson Aparecido falou ainda sobre a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou em caráter liminar (provisório) que estados, municípios e Distrito Federal não podem proibir cultos e missas. "Não é o caso de voltarmos aos cultos, isso não contribui, é mais um ambiente de transmissibilidade", disse o secretário.

Fonte: GloboNews e G1

Comentários