PSDB realiza em outubro prévias para escolha do candidato a presidente

Partido antecipa escolha entre os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

Os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite


O PSDB marcou para o dia 17 de outubro deste ano as prévias para a escolha de seu candidato à Presidência da República em 2022. A decisão foi publicada em resolução assinada pelo presidente nacional do partido, Bruno Araújo, nesta terça-feira, 9. Até o momento, dois nomes da sigla se apresentaram: os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A inscrição formal dos postulantes será em agosto.

A eleição para a escolha de candidatos a cargos majoritários está prevista no artigo 151 do Estatuto do PSDB e deve ocorrer “sempre que houver mais de um candidato disputando a indicação do partido”. O mesmo artigo também garante à Executiva Nacional a prerrogativa de disciplinar a realização das prévias. Já o artigo 152 assegura que o candidato vencedor terá seu nome homologado pela Convenção convocada para este fim.

De acordo com a Resolução, o calendário das prévias tucanas terá início já no dia 30 de abril, data limite para a constituição da Comissão Partidária para Prévias. As regras deverão ser aprovadas pela Executiva até 15 de junho. O prazo entre 01º e 10 de agosto será destinado à inscrição dos pré-candidatos, que poderão iniciar propaganda intrapartidária a partir de 01º de setembro. As prévias estão agendadas para o dia 17 de outubro.

Comentários