Líderes tucanos unificam discurso em favor da vida

“Bolsonaro parece viver realidade paralela e não ter nenhum apreço pela vida alheia”, diz José Serra

Os governadores João Doria e Eduardo Leite

Coluna do Estadão

A postura de Jair Bolsonaro na pandemia conseguiu unificar críticas de tucanos de diferentes gerações e trajetórias políticas, algo raro em se tratando de PSDB. “O responsável por este trágico momento que já produziu 263 mil mortos no Brasil é Jair Bolsonaro, com seu negacionismo, mentiras, omissões e incompetências”, diz João Doria. “O presidente joga brasileiros para a morte ao incentivar aglomerações e o não uso da máscara”, diz Eduardo Leite. “Bolsonaro parece viver realidade paralela e não ter nenhum apreço pela vida alheia”, diz José Serra.

Doria, Leite e Serra falaram com exclusividade à Coluna. “O presidente se comporta e faz declarações de formas tão grosseiras e descabidas que parece ignorar as responsabilidades e o decoro que exigem o cargo de chefe de Estado”, disse o experiente senador por São Paulo e ex-ministro da Saúde de FHC.

“A mente bolsonarista já é muito difícil de entender, mas impossível de entender mesmo é o coração. Porque é de uma insensibilidade, de uma desumanidade absurda”, desabafou o jovem governador do Rio Grande do Sul.

“Estamos diante de um colapso da Saúde Pública e à beira de uma catástrofe humanitária sem precedentes”, afirma o governador de São Paulo.

Sobre Bolsonaro culpar os governadores pela crise econômica, Leite diz: “Que governadores são esses tão poderosos para gerar problemas econômicos mundiais? É só confronto político para sustentar uma narrativa: morra quem morrer. Isso é lamentável”.

Procurado pela Coluna, o Palácio do Planalto não quis comentar as declarações dos tucanos.

Monitoramento feito pela Vox Radar para o PSDB mostrou o impacto negativo nas redes sociais sobre as recentes declarações de Jair Bolsonaro minimizando a covid-19 e atacando os defensores da vacina: 62,1% desaprovaram.

Comentários