Com saúde em colapso, Minas transfere pacientes com covid para São Paulo

Paciente com covid-19 é transferido de Coromandel (MG) em aeronave da PM 

Carlos Eduardo Cherem - UOL

Uma segunda onda de casos de covid-19 varre Minas Gerais, sobretudo os municípios do interior. A piora veio depois de flexibilizações de restrições, liberação para o funcionamento do comércio, aglomerações durante as eleições, festas de fim de ano e bailes de Carnaval. 

Em novembro do ano passado, houve 1.026 óbitos pela doença. Em fevereiro, esse número triplicou: 3.505 pessoas morreram de covid-19 no estado, no pior mês da pandemia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Até segunda-feira (1º), 883.105 pessoas se infectaram com a covid-19. Destes, 18.598 morreram, 86% em cidades do interior. A capital Belo Horizonte totalizou, durante a pandemia, 2.731 mortos, ou 14% do total. 

Raio-x dos mortos por covid em MG 
  • 80% tinham 60 anos ou mais
  • 72% tinham alguma comorbidade, sobretudo cardiopatia e diabetes
  • 56% eram homens

Transferências para SP e cidades mineiras 

Com o colapso na saúde e sem leitos, sobretudo de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), diversos municípios tiveram de pedir socorro a outras cidades. 

Entre 5 e 21 de fevereiro, houve 295 transferências intermunicipais de doentes, sobretudo vindos das regiões do Triângulo Mineiro e de Alto Paranaíba. 

Uberaba sofre com filas de espera em hospitais privados. Os hospitais particulares alcançaram 100% na taxa de ocupação dos leitos de UTI e 90% na enfermaria. Já os públicos alcançaram 60% e 80%, respectivamente.

No sábado (27), o Hospital São Domingos, da Unimed-Uberaba, referência do atendimento à covid no município, transferiu cinco pacientes: quatro para Ribeirão Preto (SP) e um para Franca (SP). 

De acordo com a operadora, a transferência cumpre o plano de contingência, garantindo vagas. 

"O São Domingos conta com 45 vagas em UTI, sendo 24 exclusivas para pacientes adultos com covid. O centro de isolamento tem mais de cem profissionais de saúde dedicados ao atendimento, além de médicos de referência, intensivistas e infectologistas."

A cidade, uma das maiores do estado, teve em janeiro e fevereiro 114 mortes causadas pela doença. Em dois meses, teve quase metade dos 240 óbitos em todo o ano passado. 

É um cenário bem diferente do de duas semanas atrás, quando dava alta para os últimos dos 18 pacientes recebidos após o colapso em Manaus. Oito deles morreram. 

Uberlândia transferiu, na sexta-feira (26), para a Santa Casa de Alfenas (MG), um homem de 63 anos e uma mulher de 72 anos com covid. Eles estavam internados no Centro de Internação Missão Sal da Terra e na UAI (Unidade de Atendimento Integrado) Tibery. 

A Prefeitura de Uberlândia diz que, "em parceria com outros municípios e o governo estadual, tem realizado ações de transferência para garantir o atendimento da população". "Estamos em um momento delicado.

" O município de Coromandel (MG), no Alto do Paraíba, enviou 26 pacientes da covid para Divinópolis (MG) e outros oito para Pará de Minas (MG), ambos no centro-oeste do estado.

Comentários