Prefeitura de SP quer antecipar para sexta-feira início da vacinação contra Covid-19 de idosos entre 85 e 89 anos

Município negocia com governo estadual para receber novas doses da CoronaVac. Pelo cronograma inicial, população dessa faixa etária começaria a ser vacinada a partir da próxima segunda (15)

O prefeito Bruno Covas 

G1

A Prefeitura de São Paulo quer antecipar para a próxima sexta-feira (12) o início da vacinação contra a Covid-19 dos idosos entre 85 e 89 anos.

A vacinação para essa faixa etária está prevista para começar na segunda-feira (15), mas pode ocorrer antes caso novas doses da vacina tenham sido distribuídas.

Doria acompanha início da vacinação em sistema drive-thru para idosos a partir de 90 anos

A gestão municipal aguarda o recebimento de novas doses da vacina para poder imunizar o público prioritário e negocia com o Instituto Butantan, que desenvolve a CoronaVac em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e com a Fiocruz, que é parceira da Universidade de Oxford, fabricante da AstraZeneca.

"Estamos discutindo com o governo do estado, com o Butantan e com a Fiocruz a possibilidade, terminando a vacinação dos idosos com mais de 90 anos até quarta-feira de, eventualmente, antecipar o lote que chega para os idosos de mais de 85 anos, que está previsto para o dia 15", afirmou o secretário municipal da Saúde Edson Aparecido, na manhã desta segunda-feira (8) após acompanhar o início da vacinação no drive-thru no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.

Durante o fim de semana, houve uma articulação do governo municipal com o estadual, que envolveu diálogos diretos do prefeito Bruno Covas (PSBD) com o governador João Doria (PSBD) na tentativa de conseguir receber as doses da CoronaVac o mais breve possível para distribuir pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pontos que operam no sistema drive-thru.

"O grande problema é que a escala de São Paulo é muito grande. Alguns municípios já até anteciparam esse processo. Mas aqui são 500 mil profissionais de saúde, a quantidade de usados com mais de 85 anos é de 70 mil", argumentou.


Professores

A Prefeitura de São Paulo também quer antecipar a vacinação dos professores e solicitou ao Ministério da Saúde.

"Nós pedimos ao Ministério da Saúde para antecipar no protocolo do Plano Nacional de Imunização a vacinação dos professores e estamos esperando a resposta", disse Aparecido.

Os professores estão ao lado de profissionais de segurança no último grupo do público prioritário a ser vacinados. No entanto, como não há vacina suficiente para todos, ainda não foi definida uma data para a Imunização.

Início da Vacinação Drive-Thru contra Covid-19 para Idosos acima de 90 Anos

O prefeito Bruno Covas acompanhou a abertura do drive-thru do Anhembi para reforçar a imunização dos maiores de 90 anos, que começaram a ser vacinados contra o coronavírus na última sexta-feira (5). Ao todo, cinco postos de drive-thru foram abertos nesta segunda-feira (08/02), na capital.

O funcionamento das cinco unidades será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

  • Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste)
  • Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) - (Corinthians)
  • Autódromo de Interlagos (Zona Sul) - Rua Jacinto Júlio – Portão 9 KRF
  • Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) - Rua Olavo Fontoura – Portão 38
  • Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) - Rua Marechal Malet, 611 - Parque da Vila Prudente

Comentários