Governo de SP antecipa em um mês entrega de 54 milhões de novas doses da CoronaVac

Prazo inicial era final de setembro, informou o governo; na próxima terça-feira (23), o governo federal receberá 3,4 milhões de doses para uma nova leva de distribuição nacional


Ana Letícia Leão e Giuliana de Toledo - O Globo

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira que vai antecipar a entrega de 54 milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Inicialmente previsto para ser entregue no final de setembro, o novo lote seguirá para distribuição via Programa Nacional de Imunização (PNI) no final de agosto, informou o governo paulista.

Com essa nova leva, SP terá cumprido o contrato com o Ministério da Saúde de entregar 100 milhões de doses previstas. As doses que estão sendo nacionalmente distribuídas até então fazem parte do primeiro contrato firmado com o Ministério, de 46 milhões de doses.

— O governo de São Paulo e o Instituto Butantan vão antecipar a entrega de 54 milhões de doses da vacina do Butantan para o Ministério da Saúde. Inicialmente prevista para o final de setembro deste ano a entrega de 54 milhões de doses da vacina do Butantan, essas doses serão entregues até o final do mês de agosto — anunciou Doria, que destacou que o trabalho de produção acontece inclusive aos finais de semana.

Na próxima terça-feira (23), a previsão do governo paulista é liberar, gradativamente durante oito dias, mais 3,4 milhões de doses para distribuição.

— O Butantan vai entregar a partir da próxima terça-feira um total de 3,4 milhões de doses para o Ministério da Saúde, uma média de 426 mil doses por dia, ou seja, 17 mil doses por hora da vacina do Butantan.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que assinou o contrato com o Butantan para a compra das 54 milhões de doses da CoronaVac. Desde o fim de janeiro, o Butantan tem pressionado pela assinatura e informado ao governo federal de que essas vacinas seriam disponibilizadas a outros compradores caso o acordo não fosse oficializado.

Apesar da assinatura do contrato, a pasta federal ainda não informou quando novas doses de vacina serão distribuídas aos estados, num momento em que diversas prefeituras têm interrompido a campanha de vacinação por falta do imunizante. Segundo o ministério, 9,3 milhões de doses da CoronaVac e 4 milhões de doses da Fiocruz/Astrazeneca serão entregues ainda em fevereiro.

Comentários