'Cada dia importa', diz Covas sobre antecipação da vacinação contra Covid-19 para idosos acima dos 90 anos em SP

Campanha, que estava prevista para começar na segunda-feira (8), foi antecipada para essa sexta (5). Prefeito acompanhou vacinação em UBS na Zona Sul da capital.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas e o secretário da Saúde, Edson Aparecido acompanharam o primeiro dia de vacinação dos idosos com mais de 90 na cidade 

Tatiana Santiago - G1

O prefeito Bruno Covas (PSDB) acompanhou na manhã desta sexta-feira (5) o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima dos 90 anos na cidade de São Paulo e disse que "cada dia importa" após antecipar o início da campanha em 3 dias.

"Cada dia importa para que a cidade de São Paulo, o estado e o Brasil possam enfrentar e ganhar essa guerra contra o coronavírus", afirmou Covas na UBS Santo Amaro, na Zona Sul da capital.

Das 7h às 11h, mais de 70 idosos já tinham sido vacinados na unidade. A expectativa é a de que o grupo receba a segunda dose a partir do dia 20 de fevereiro.

A Prefeitura de São Paulo antecipou a vacinação de mais de 32 mil idosos porque todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade foram abastecidas para iniciar essa nova etapa da campanha.

Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que a vacinação desta faixa etária começasse em todo o estado apenas na segunda-feira (8).

"As vacinas foram distribuídas pelas UBSs de acordo com o número de idosos vacinados na última vacinação da gripe. Portanto, qualquer erro pontual lá na ponta rapidamente a Secretaria da Saúde já reorganiza e já volta a redistribuir para alguma outra UBS que possa ter dificuldade com falta de vacina", declarou.

O prefeito ainda disse que pode antecipar as próximas etapas de imunização assim que receber novas doses da vacina. No entanto, como depende da distribuição feita pelo governo federal e distribuição pelo estado, não mencionou as datas.

"Estamos preparados para isso, a cidade já havia adquirido os insumos e assim que a gente tiver as vacinas a gente antecipa o cronograma."

No sábado (6), a vacinação estará disponível nas 87 UBSs Integradas às AMAs da cidade.

Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Também terá início a vacinação domiciliar, para a mesma faixa etária, de pessoas que tiverem restrição de mobilidade.


Cadastramento

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Entretanto, a Secretaria Municipal da Saúde garante que a população não deixará de ser vacinada por falta de cadastro.


Drive-thru

Na segunda-feira (8), serão abertos os cinco locais para atendimento em que os idosos poderão ser vacinados sem sair do carro, no sistema drive-thru:
  • Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller;
  • Estádio Neo Química Arena (Corinthians);
  • Autódromo de Interlagos; - Rua Jacinto Júlio, portão EHN;
  • Anhembi - Rua Olavo Fontoura - Portão 38;
  • Igreja Boas Novas - Rua Marechal Malet, 611 - Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo;
Também passarão a aplicar as doses da vacina na segunda-feira (8) quatro centros-escolas do município.


Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490

A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.


Idosos vacinados

Segundo a Prefeitura, o município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Na terça-feira (11) terá início a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Para agilizar o atendimento, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).

Comentários