Profissionais da saúde da cidade de SP serão convocados para receber vacina contra Covid, diz secretário

Doses devem ser aplicadas nas unidades de trabalho dos profissionais. Município deve enviar as doses para a rede municipal, estadual e privada


G1

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse nesta terça-feira (19) que os profissionais de saúde serão convocados pelas direções das unidades para receberem a vacina contra a Covid-19.

"O município já tem toda a logística de transporte contratada, com carros e caminhões refrigerados. Nós vamos enviar essas vacinas a essas unidades de saúde e, a partir daí, a direção de cada uma dessas unidades convocam esses profissionais que estão na linha de frente para serem imediatamente vacinados. Feita a primeira dose nesses primeiros dias, a segunda dose devemos receber entre 10 e 14 dias."

Serão contemplados os profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, além dos funcionários das Unidade Básica de Saúde (UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o secretário, até esta quarta-feira (20), o município deve receber as primeiras 200 mil doses da vacina e o segundo lote deve ser recebido entre 10 e 14 dias.

"O município vai distribuir essas vacinas para rede pública municipal, para rede pública estadual e também para rede privada. Esses profissionais deverão ser vacinados nos seus locais de trabalho e nós vamos priorizar, neste primeiro momento, aqueles profissionais médicos e enfermeiros que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, ou seja, que estão à beira do leito de UTI, do leito de enfermaria, no pronto-socorro, nos covidários, nas UPAs, nas AMAs, nas UBSs e também aqueles profissionais que trabalham nos resgates do Samu."


Idosos e indígenas

Além dos profissionais de saúde, devem ser vacinados na primeira leva os 14.173 idosos que moram em asilos na capital e cerca de 1.800 indígenas do munícipio.

"Quando nós recebermos as novas etapas da vacina e também a orientação que vem do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal aqui da capital vai passar a convocar os idosos acima de 75 anos e aí paulatinamente. Nós vamos fazer campanhas, no momento adequado, de comunicação para informar essas pessoas. O mais importante é que a gente consiga iniciar, se possível, ainda hoje [terça-feira (19)] o processo da vacinação, porque aí, paulatinamente, nós vamos receber todas as vacinas necessárias para fazer a imunização da população aqui na nossa cidade."

Comentários