Prefeitura de SP libera retorno das aulas presenciais na cidade a partir de 1° de fevereiro

Escolas poderão funcionar inicialmente com 35% da capacidade. Na rede municipal, aulas retornarão no dia 15 de fevereiro, mas rede privada tem autorização para iniciar antes

secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido

G1

A Prefeitura de São Paulo autorizou o retorno das aulas presenciais na cidade a partir do dia 1° de fevereiro. As escolas de toda a rede de ensino poderão incialmente operar com 35% da capacidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) durante coletiva de imprensa virtual da gestão municipal.

"A Vigilância Sanitária do município então recomenda o retorno seletivo para toda a rede de ensino no município privada e pública a partir de 1º de fevereiro, com a capacidade de 35% desses equipamentos a serem ocupados", disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Na rede municipal, o retorno dos alunos será feito no 15 de fevereiro. Entretanto, a rede particular tem autorização para iniciar antes, se assim desejar.

"Na rede privada, cada escola vai definir a partir do dia 1º como será o seu retorno, se quer fazer igual a rede municipal, ter um planejamento e então retomar, ou se quer já começar imediatamente", afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A secretária-adjunta de Educação, Minéia Fratelli, disse que os primeiros 15 dias serão usados para acolhimento dos professores e preparação das escolas, e destacou que a presença dos alunos não será obrigatória.

"Os familiares podem optar pelo retorno das crianças ou não. Então, a gente vai fazer essa pesquisa com os familiares. Pode ser que eu tenha escolas que eu tenha que fazer um rodízio, porque mais de 35% querem voltar, ou outras que eu posso atender todos os dias, diariamente, porque só 35% querem voltar", explicou.


Monitoramento

De acordo com o cronograma divulgado nesta quinta (14), na rede municipal, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão o acompanhamento das crianças, educadores e pais durante o processo de retorno.

A prefeitura ainda afirma que vai selecionar algumas instituições para fazer um monitoramento mais detalhado, que será usado para balizar os índices de contaminação em cada região do município.

"Nós vamos escolher nas 28 áreas de vigilância sanitária do município, uma escola que será acompanhada durante os 14 dias, o ciclo do sars-cov-2, será acompanhada e nessa escola teremos todos os dados de alunos, funcionários e pais, e ela será referência para nós naquele território de vigilância sanitária. Vamos acompanhar todas as escolas, mas essa escola sentinela será a referência de como será esse retorno de aula e eventualmente as decisões que serão adotadas".


Comentários