Estado de SP recebe mais de 500 mil doses da vacina de Oxford

Cerca de 1/4 do carregamento importado da Índia foi entregue ao estado de São Paulo no fim da manhã deste domingo (24) no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP. Doses devem começar a ser distribuídas aos municípios na terça-feira (26).




G1 

O estado de São Paulo recebeu as 501.960 doses da vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, no fim da manhã deste domingo (24). As doses estavam armazenadas em 28 caixas térmicas. O governo estadual deve começar a distribuir as doses aos municípios na próxima terça (26), segundo apuração da GloboNews.

O montante corresponde a cerca de um quarto (25%) do carregamento com 2 milhões de doses da vacina entregue pelo laboratório indiano Instituto Serum ao Ministério da Saúde na última sexta (22).

As doses da AstraZeneca que vieram da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, chegaram às 11h40 no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo, que estava previsto para chegar às 12h05, antecipou.

Após o desembarque da carga vinda em um voo comercial, as doses da vacina irão para o centro de distribuição do governo do estado em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O governo estadual não informou quantas doses da AstraZeneca serão distribuídas para cada município.

O estado vai ficar com a maior parcela do lote de vacinas, já que a distribuição é proporcional à população de cada local. São Paulo tem cerca de 46 milhões de habitantes.

O primeiro carregamento com 2 milhões de doses desta vacina chegou ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (22), depois que o governo indiano autorizou as exportações comerciais do imunizante. A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança antes de ser distribuída aos estados.

Comentários