Bloco de Maia decide que Baleia Rossi será o candidato à presidência da Câmara

Rodrigo Maia e Baleia Rossi 

Igor Gadelha e Tainá Farfan - CNN

Presidente nacional do MDB e líder do partido na Câmara, o deputado federal Baleia Rossi (SP) foi o escolhido para ser o candidato oficial à presidência da Casa do bloco comandado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A decisão foi sacramentada em uma reunião virtual na tarde desta quarta-feira (23) entre lideranças dos 11 partidos que compõem o bloco. São eles: DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PSL, PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede.

O anúncio oficial do nome de Baleia deve ser feito ainda nesta quarta-feira por Maia. O emedebista venceu a disputa interna com Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que não teve apoio interno da sua própria legenda.

Ainda na segunda-feira (21), a CNN noticiou que o parlamentar do MDB despontava como o nome favorito para ser o candidato do bloco.

No último fim de semana, Baleia levou Maia para um encontro com o ex-presidente Michel Temer, uma das principais lideranças do MDB. Os três conversaram sobre a sucessão na Câmara por mais de duas horas no sábado (19), no apartamento de Temer, na capital paulista.

Os partidos da oposição (PT, PSB, PDT e PCdoB), que fazem parte do bloco de Maia, prepararam um comunicado confirmando que foram informados da escolha do nome. “Solicitamos ao presidente Rodrigo Maia uma reunião com o Dep. Baleia Rossi para 2ª-feira (28), 14h, para apresentar ao mesmo o que esperamos que seja seu compromisso sobre os procedimentos na Câmara nos próximos dois anos. Nossos partidos caminharão unidos para garantir a vitória da democracia, a independência do Poder Legislativo e a derrota do autoritarismo e do obscurantismo.”

Quem é o candidato de Maia?

O candidato que tem a benção de Rodrigo Maia em seu bloco é Baleia Rossi, como gosta de ser chamado Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, de 48 anos, e nome mais provável de seguir para a disputa em segundo turno. Deputado federal em segundo mandato, ex-vereador de Ribeirão Preto e ex-deputado estadual, Baleia também é o presidente nacional do MDB. 

O deputado é o autor da proposta de reforma tributária (PEC 45/2019), que ele encabeçou a pedido de Maia e tem protagonismo na Câmara dos Deputados. Baleia tem uma agenda reformista e é muito próximo do atual presidente da Casa.

Comentários