Hospitais para tratamento de Covid-19 na cidade de São Paulo têm 73% de ocupação em leitos de UTI, diz secretário


Edson Aparecido diz que isolamento social evitou que quadro fosse ainda mais grave

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido em entrevista à GloboNews

A taxa da ocupação de leitos por pacientes doentes na cidade de São Paulo segue crescendo em razão da pandemia de coronavírus. Três hospitais municipais (Parelheiros, Itaquera e Cidade Tiradentes) não tinham vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (21).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, devem ser abertos mais 30 leitos de UTI no Hospital de Parelheiros para desafogar a procura. "É fundamental que a gente continue na cidade alternando a questão do isolamento social e ganhando tempo para que a gente possa adquirir mais equipamentos".

De acordo com Edson Aparecido, entre os dez principais hospitais para tratamento de Covid-19 na capital, a média de ocupação em leitos de UTI é de 73%. Ao todo a rede municipal tem 19 hospitais.

"A situação é bastante preocupante", falou Edson Aparecido. "Se nós não fizéssemos o isolamento social, aqui na cidade, determinado pelo prefeito [Bruno Covas], há pouco mais de 15, 20 dias, a situação hoje na rede hospitalar nossa seria ainda mais grave".

Para efeito comparativo, a taxa de ocupação no estado de São Paulo é de 60%, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A previsão do governo é de que a pandemia dure entre quatro a cinco meses no estado, no que se refere a sobrecarga no sistema de saúde. Ao todo são 6.032 internações em todo o estado.

Até segunda-feira (20) o estado tinha 14.580 casos confirmados para coronavírus e 1.037 mortes.

Fonte: GloboNews e G1

Comentários