Geraldo Alckmin participa da abertura de mesa temática sobre empreendedorismo feminino

Vice-presidente destacou que a emancipação se faz pela renda. “A luta das mulheres é a luta de toda sociedade.”



O vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, participou nesta quinta-feira (30), da primeira mesa temática com o tema Empreendedorismo Feminino: um olhar inclusivo, inovador e tecnológico, que contou com representantes de grandes, médias e pequenas empresas, além de empreendedoras individuais, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Alckmin destacou a importância do empreendedorismo feminino. Para ele, a emancipação das mulheres se faz pela emancipação de renda. “Neste sentido, os organismos têm um papel importante, num movimento de capacitação para poder se avançar nos objetivos de apoio às pequenas, médias e grandes empresas. A luta das mulheres é a luta de toda sociedade”, concluiu.

Uma das prioridades do governo é garantir a implementação de políticas públicas integradas para a construção e a promoção da diversidade. 

A mesa, uma das cinco programadas para os próximos meses, tem como objetivo garantir que questões cruciais às mulheres sejam incorporadas nas principais políticas do MDIC para aumentar o número de empreendedoras no Brasil. Os próximos encontros tratarão de comércio exterior; política industrial; descarbonização e economia verde; e política regulatória.

As Mesas de Debates – Mulheres nas Políticas Públicas, iniciativa coordenada pelo MDIC, formarão grupos de trabalho temáticos, que se reunirão ao longo do ano, com envolvimento dos setores público, privado, terceiro setor e organismos internacionais. Serão espaços para a proposição de medidas que assegurem que as políticas públicas de desenvolvimento promovidas pelo MDIC atendam critérios de equidade, diversidade e inclusão.

Para a secretária executiva adjunta do MDIC, Aline Damasceno, a realização dessas mesas trará subsídios concretos e direcionados para a elaboração de políticas públicas. “Entendemos que as mulheres que ocupam os espaços de poder têm visão privilegiada para promover políticas públicas que, ao favorecê-las, favorecem toda a sociedade,” ressaltou.

Segundo Aline, o objetivo é convidar mulheres de diversas áreas a contribuir. “A gente espera que esse debate ajude a identificar os principais desafios para a participação feminina nas políticas de desenvolvimento prioritárias do ministério, e sair com propostas concretas”, enfatizou a secretária.

Pelo governo federal, além da participação da secretária-executiva adjunta, Aline Damasceno, estavam presentes as diretoras do Artesanato e Microempreendedorismo Individual, Raissa Rossiter e do Departamento de Comércio e Serviços, Adriana Azevedo. A secretária de Promoção da Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres, Rosane silva representou a Pasta. Além da presença da vice-presidente de Logística, Operações e Segurança da Caixa Econômica Federal CEF), Mônica Monteiro e da Diretora de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea, Fernanda De Negri.

Do setor privado participaram, desta primeira mesa, representantes da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis (Centoop), Aline Souza; da Rede Mulher Empreendedora, a fundadora Ana fontes; a diretora-executiva do Big Box Supermercados e Ultrabox Atacadão, Bruna Habka; a sócia da Mulheres no e-Commerce, Thaiza Fablicio; da Blazecoworking, Celina Bessa; da ImpactHub, Natalia Teichman; da Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviço e vice-presidente de E-Commerce, Jussana Silvas; a chefe de gabinete da Senadora Leila Barros, Ricarda Lima; e a presidente do Conselho Diretor do IMREA HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Linamara Battistella. A presidente do Grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano, participou virtualmente, deixando sua mensagem de apoio ao grupo.

Ainda compuseram a Mesa, a diretor e presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Marcela Flores; a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts), Márcia Oliveira; a presidente da Ayo Group, Maria da Glória; a presidente-consecutiva da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart – Brasil), Maria das Graças; a artesã da Unidade Produtiva “Brincando com Linhas – Associação das Bordadeiras do Folclore”, Maria de Fátima; a co-fundadora da Knowledge Exchange Sessions – KES, Maria Juliana; a CEO da Rede Fluida, Mariana Fernandas; a sócia-proprietária de La em Casa Cuisine e Rose Bueno, Michelle Cintra; a coordenadora nacional do Sebrae Nacional (Sebrae dElas), Renata Henriques; a presidente executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates; e a sócia da HealthBiz, Karina Gueno.

Comentários