Ricardo Nunes tenta convencer mais prefeitos a adotar tarifa zero

Prefeito de São Paulo estuda adotar gratuidade nos ônibus a todos passageiros e defendeu a ideia em reunião da Frente Nacional de Prefeitos 

Ricardo Nunes

Bruno Ribeiro - Metrópoles

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fez uma defesa da política de tarifa zero para o transporte público para uma plateia de prefeitos de outras cidades do país durante encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizado na capital paulista nessa quinta-feira (15/12).

Nunes vem conduzindo estudos para viabilizar a proposta da tarifa zero nos ônibus da capital paulista, que tem custos mínimos estimados em R$ 10 bilhões por ano. “A gente tem o direito à saúde, educação e o transporte ficou fora desse debate”, afirmou o prefeito paulistano.

Leia também:
Geraldo Alckmin recebe estudo que lista deficiências no transporte público

Ao discursar, Ricardo Nunes citou 51 cidades do Brasil que já têm esse modelo, e defendeu as vantagens econômicas que a política poderia trazer.

“As cidades apresentaram dados muito importantes com a relação ao aquecimento da economia. Com o aquecimento da economia você tem, evidentemente, a redução do desemprego com a geração de empregos”, afirmou Nunes.

O prefeito paulistano disse ainda que é preciso um grande debate sobre formas de financiar a política de gratuidade. “Pode ser uma mudança do sistema da contribuição do empregador com relação ao vale-transporte. O empregador tem a obrigação de pagar o vale-transporte e você pode direcionar isso com uma mudança na legislação federal”.

Conversas com PT

O prefeito já tem feito conversas com a equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para criar um clima favorável à discussão no âmbito federal.

“Acho que é possível avançar. Acho que é possível a gente poder tratar desse assunto com mais intensidade, fazer alterações na legislação e com isso a gente poder tratar da questão do transporte coletivo gratuito como uma política pública importante”, afirmou Nunes.

Aos prefeitos, ele disse ainda ter “certeza” de que a apresentação de indicadores econômicos positivos advindos dessa política trarão apoio dos governos federal e estadual.

Comentários