Prefeitura de São Paulo espera 2 milhões de pessoas no réveillon da Paulista

Festividades natalinas serão realizadas em todas as regiões da capital com paradas, musicais e espetáculos teatrais



A Prefeitura de São, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e da São Paulo Turismo (SPTuris), divulgou na manhã desta terça-feira (13) como serão as celebrações de Natal e Ano Novo na cidade. As mais de cem atividades natalinas programadas têm como tema principal “Encontro no Coração Paulistano” e serão realizadas até dia 21, em todas as regiões da capital, incluindo pontos turísticos como Edifício Matarazzo, Mercado Municipal Paulistano e o Theatro Municipal, além de centros culturais e Centros Educacionais Unificados - CEUs. A comemoração do réveillon, “O Momento do Reencontro”, contará com shows para todos os públicos e faixas etárias. A expectativa é de que 2 milhões de pessoas se reúnam na Avenida Paulista em 31 de dezembro e o evento movimente mais de R$ 450 milhões para São Paulo.

“Depois de dois anos, por conta da pandemia de Covid-19, teremos comemorações muito bacanas na capital. No Natal haverá ações em todas as regiões e árvores idênticas nas 32 subprefeituras. As regiões periféricas receberão a mesma atenção e carinho que as áreas nobres”, enfatizou Ricardo Nunes.

O prefeito também ressaltou que os eventos contarão com a presença da Guarda Civil Metropolitana (CGM).

“Vamos fazer nossa parte e também contamos com a colaboração dos demais órgãos responsáveis. Valorizamos nossos GCMs e aumentamos o valor da Operação Delegada".

Sobre o Natal

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Aline Torres, as comemorações serão descentralizadas pois a ideia é levar o espírito natalino a todos os bairros.

“Entre as iniciativas, destacamos o balé de Paraisópolis, que se apresentará de forma gratuita no Teatro Municipal, dia 18; e a Filarmônica de Paraisópolis no CEU Itaquera, em 20 de dezembro. O Auto de Natal, na Penha, e as ações natalinas no Mercado Municipal também estão entre as atrações”, disse.

O ponto alto das celebrações, segundo a secretária, é a Parada Mágica de Natal, que acontecerá em oito pontos periféricos da cidade: Campo Limpo, Perus, Butantã, Capela do Socorro, Itaquera, Casa Verde, Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista. Cada parada é composta por cinco carros alegóricos, duas bandas e intérpretes de escolas de samba. Na sequência dos desfiles, a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis se apresenta junto com um MC de funk.

Ônibus Iluminados

O secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, comentou sobre os 90 ônibus caracterizados, que estão circulando pela cidade, totalmente gratuitos. A atividade é realizada em parceria da SPTrans com a Secretaria Municipal de Turismo, que disponibilizou monitores para guiar os passeios no interior dos coletivos e fornece a infraestrutura para o evento.

“Eles saem de quatro locais diferentes, com motoristas vestidos de Papai Noel que interagem com os passageiros durante o percurso”, ressaltou.

Os passeios ocorrem aos sábados e domingos, das 18h às 20h, sempre em direção ao Ibirapuera, com partidas da Praça Charles Miller (Pacaembu), na Zona Oeste; da Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde), na Zona Leste, e do Shopping Interlagos, na Zona Sul.

Árvores

Além das instalações nos parques Villa-Lobos, na Zona Oeste, patrocinada pela Coca-Cola, e no Ibirapuera, na região Sul, montada pela concessionária do espaço, a Urbia, está prevista a colocação de árvores de Natal nas 32 subprefeituras. Uma parte delas já foi pode ser conferida pela população. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, local da instalação da peças foi dialogado com os moradores.

“O modelo é idêntico em todas as regiões. A árvore que está em Pinheiros também pode ser vista em São Mateus”, exemplificou o presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires.

Prédios históricos

Projeções mapeadas em prédios históricos fazem parte da festa. Ocorrem no Largo São Bento, três vezes ao dia, das 19h30 às 21h. Clique aqui para ter acesso à programação completa.

Revéillon 2023

Shows das cantoras Fafá de Belém e das paraenses Aíla e Roberta Carvalho, assim como do rapper Xamã e do cantor Leonardo, que subirá ao palco da Avenida Paulista à meia-noite, e da performance da escola de samba Mancha Verde são alguns dos destaques da festa que a Prefeitura vai proporcionar à população na noite de 31 de dezembro para 1º de janeiro de 2023.

“O tema do ano novo na Paulista é “O Momento do Reencontro”, pois será um momento feliz para rever os amigos, a família e a cidade, no primeiro réveillon após a pandemia”, afirmou Aline Torres. “A Paulista vai ser o palco da esperança de um ano melhor e o ponto de encontro de todo o Brasil”, acrescentou.

Para o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, o réveillon na Paulista trará a sensação de superação para o próximo ano.

“Com a festa localizada num dos pontos turísticos mais movimentados e conhecidos da cidade, nossa expectativa é atrair turistas e moradores para uma celebração à altura da maior cidade da América Latina. Teremos 150 guias de turismo para auxiliar as pessoas entre os dias 31 e 1º”, declarou.

Palco

A SPTuris começa as atividades para montagem do palco da comemoração no próximo dia 21. A estrutura, que será desmontada entre 1º e 3 de janeiro, será instalada no final da Paulista, entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. Terá 16 metros de largura, 20 de profundidade e 8 de altura.

“A capacidade de carga e de montagem deste ano é maior e o pé direito é 3m mais alto, garantindo melhor acomodação e visualização do público”, explicou Gustavo Pires.

De acordo com ele, o réveillon iniciará uma sequência dos eventos do turismo na cidade de São Paulo para o próximo ano.

“Já estão agendados pelo menos 400 encontros, com as mais diversas motivações e formatos, todos com forte apelo para a atração de visitantes”.

Comentários

Postar um comentário