Governo de SP realiza formatura de 500 participantes do programa Bolsa Trabalho

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, ação realizada na capital certifica bolsistas em situação de rua que se inscreveram para participar da iniciativa



O governador Rodrigo Garcia participou nesta terça-feira (20), no Memorial da América Latina, da formatura de 500 participantes do programa Bolsa Trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura da capital.

A iniciativa atendeu inscritos em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade social da cidade de São Paulo e contou com bolsa-auxílio de R$540 mensais. Os participantes foram encaminhados para atividades laborais em órgãos públicos municipais ou estaduais. 

“Ninguém nasceu para passar fome, mas muitas vezes a vida é dura e nos traz grandes desafios. Por isso, o Governo de São Paulo e a Prefeitura ampliaram o número de vagas, oferecendo mais frente de trabalho e hoje chegamos a 146 mil pessoas que tiveram a oportunidade do Bolsa Trabalho em todo o estado. Estamos no final do governo, mas todas as bolsas serão prorrogadas até março, para que o novo governador e o prefeito possam dar continuidade a esse projeto tão importante para quem mais precisa”, disse Rodrigo Garcia.

Durante quatro meses, os participantes trabalharam por quatro horas diárias, durante cinco dias por semana e realizaram atividades como zeladoria, trabalhos administrativos, suporte operacional, cultivo de hortas, higienização e limpeza e jardinagem, em órgãos públicos, como ETECs, CICs, Secretarias e Fábricas de Cultura, entre outros espaços.

"O Bolsa Trabalho é um importante programa, pois une capacitação, transferência de recursos e empregabilidade, tornando-se importante porta de entrada para o mercado de trabalho no estado de São Paulo”, afirmou Bruno Caetano, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Os bolsistas foram cadastrados previamente por equipes técnicas da prefeitura que mantiveram contato com albergados e pessoas em vulnerabilidade social interessadas no programa. A prioridade para o preenchimento das vagas foi estabelecida para pessoas em situação de rua, mulheres chefes de família, com maior tempo de desemprego e faixa etária avançada.


Programa no estado

Reformulado em 2021, o Bolsa Trabalho ofereceu 30 mil vagas. Em janeiro deste ano, o Governo de SP anunciou 150 mil vagas para 2022 com prioridade para mulheres - 94% das vagas na primeira etapa foram preenchidas por elas. Para a maior expansão do Bolsa Trabalho na história, foram investidos mais de R$ 415 milhões.

Para participar é necessário ser maior de 18 anos, residente do estado de São Paulo, desempregado e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.bolsadopovo.sp.gov.br.

Comentários

Postar um comentário