Eduardo Leite destaca prefeito para iniciar aproximação com tucanos paulistas

Paulo Serra apoiou Leite nas prévias do PSDB em São Paulo, onde João Doria tinha apoio da maioria do partido

Eduardo Leite e Paulo Serra

Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes - Estadão

Futuro presidente do PSDB, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou o prefeito de Santo André (SP), Paulo Serra, para estabelecer ponte com os tucanos de São Paulo, adversários do gaúcho nas prévias do partido, quando apoiaram o ex-governador João Doria. Serra foi a principal voz contrária dos correligionários paulistas e atuou como preposto de Leite no diretório local. Na época, angariou apoiadores como o então prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, hoje filiado ao PSD. Os tucanos paulistas dizem consentir com a passagem de bastão do atual presidente, Bruno Araújo, para Leite, mas desejam “manter o protagonismo” do diretório paulista nos rumos do partido.

Em reuniões com vereadores e deputados paulistas, Leite indicou que a reeleição de prefeitos no Estado de São Paulo, onde o partido comanda a maioria dos municípios, será a prioridade nas eleições de 2024.

Tucanos preveem uma condução mais progressista do partido sob o comando de Leite, que assume a presidência da sigla em fevereiro. A expectativa é a de que ele vá acentuar o discurso liberal nos costumes, com temas como igualdade racial e direitos da população LGBT, sem abrir mão da retórica abertamente favorável às privatizações e à economia de mercado.

Comentários