Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anuncia mais 36 nomes para a equipe de transição

Foram anunciados novos nomes para as áreas de seis grupos temáticos 

Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin 

Alice Cravo e Eduardo Gonçalves - O Globo

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador-geral da equipe de transição, anunciou nesta quinta-feira mais 36 nomes que farão parte das equipes de mais seis grupos técnicos: Comunicações; Direitos Humanos; Igualdade Racial; Planejamento, Orçamento e Gestão; Indústria Comércio e Serviço. Pequenas Empresas; e Mulheres. Entre os novos membros está Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. 

Ao todo, as equipes contarão com mais cinco ex-ministros: Guido Mantega (Fazenda), Paulo Bernardo (Comunicações), Eleonora Menicucci (Mulheres), Nilma Lino Gomes (Direitos Humanos e Igualdade Racial) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).

A transição será apoiada em três coordenações principais: Administrativa e Jurídica, sob comando do ex-deputado Floriano Pesaro (PSB), homem de confiança do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin; Relações Institucionais, comandada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann; e Programa de Governo e Núcleos Temáticos, que ficará com Aloizio Mercadante. Alckmin, por sua vez, é responsável pela coordenação geral da transição. 

Para auxiliar Alckmin, atuarão o ex-governador de São Paulo Márcio França e o prefeito de Recife, João Campos, ambos do PSB. A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, coordena a organização de posse de Lula, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB), estará à frente da Assistência Social. 

No início da semana, Alckmin também anunciou nomes na área da economia: André Lara Resende, Pérsio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello. Guilherme Boulos (PSOL) foi alocado na área de Cidades e José Henrique Paim, na educação. 

Ontem, o senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou pelas redes sociais que integraria a equipe responsável pela área da Saúde junto com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), e os ex-ministros José Gomes Temporão e Arthur Chioro. O médio David Uip também foi anunciado como integrante do time, mas recusou o convite. 

Nesta quarta-feira, o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), que coordenou o programa de governo de Lula e ficará responsável pelos grupos técnicos, afirmou que espera que nos próximos dois dias os integrantes de todos os grupos sejam anunciados.

No início da manhã o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) confirmou que foi convidado para fazer parte da coordenação temática da equipe de transição do governo eleito que ficará responsável pela área do Desenvolvimento Regional. Camilo Santana e Hélder Barbalho também farão parte da coordenação.

Comentários