Os recados que Geraldo Alckmin passou na entrevista

Vice-presidente transmitiu mensagens importantes em relação aos planos para economia após um dia ruim no mercado financeiro

Míriam Leitão e Geraldo Alckmin

Míriam Leitão - O Globo

A entrevista que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin me concedeu na Globonews tem uma série de recados importantes. Primeiro a frase 'não há hipótese de haver irresponsabilidade fiscal'. O dia estava ruim com quedas de bolsa e alta de dólar e juros futuros após a fala do presidente eleito Lula. 

Segundo é que há um plano fiscal para um segundo momento, mas agora é a hora da emergência: garantir que o Bolsa Família vai ter recursos em janeiro, já que o Orçamento atual não prevê o valor de R$ 600.

Leia também:
Todos os gastos de governo serão revisados pela nova gestão, diz Geraldo Alckmin à GloboNews

Os planos para depois são mudar a âncora fiscal. Uma das ideias é tirar o teto da Constituição para ter um novo instrumento em lei ordinário que possa ser cumprido, o que o teto não foi. Já foi furado várias vezes e perdeu a função, apesar de continuar na Constituição. 

Mostrou que tem uma agenda de corte de gastos: revisão de todos os contratos da área federal, reanálise de todas as despesas inclusive as renúncias fiscais. E depois a reforma tributária. Salientou que a reforma tributária será prioridade, porque já está madura no Congresso. 

Ressaltou muito a agenda da competitividade. O Brasil deixou de ser pária e isso tem um ganho econômico. O que ele alerta é que não pode ser feito tudo em trinta dias com um governo que ainda não assumiu. Eu acho que isso é um ponto importante para ficar no recado: o governo não assumiu e tem que resolver essa emergência de recompor o Orçamento, que está inviável do jeito que está.

Comentários

  1. Parabéns, Geraldo Alkimim,a gente acredita no Governo de vcs TMJ Sempre,Boa Tardeeeee

    ResponderExcluir

Postar um comentário