Rodrigo Garcia apresenta o plano de despoluição do Rio Tietê

Sucesso do Novo Rio Pinheiros, que atingiu a marca de 650 mil ligações realizadas na rede de esgoto, motivou o projeto anunciado pelo governador de SP

Rodrigo Garcia e Edson Aparecido

O candidato à reeleição, governador Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou que fará a despoluição do Rio Tietê, seguindo o exemplo do projeto Novo Rio Pinheiros, que em 3 anos garantiu a ligação de 650 mil imóveis à rede de esgotos e contribuiu para a execução de um grande programa de revitalização, que transformou as margens do Pinheiros num local para a prática de esporte, lazer e em endereço do turismo na capital. A meta em 4 anos é chegar a 800 mil ligações para reduzir drasticamente a carga de esgotos que é despejada diariamente no Tietê.

“Minha proposta é que a gente possa avançar em quatro anos no projeto de renascimento do Tietê. Vamos fazer 800 mil ligações nos próximos quatro anos, além de muitas ações. Avançaremos no tratamento de esgoto na cidade de Guarulhos até 2026 e vamos pactuar para que em 6 anos o Rio Tietê possa ser um rio limpo e orgulho para a Grande São Paulo”, disse Rodrigo Garcia, que visitou o Pinheiros na manhã desta quinta-feira (1), ao lado do candidato ao Senado Edson Aparecido.

Rodrigo concedeu entrevista coletiva na passarela flutuante montada no Parque Bruno Covas, que é uma área com inúmeras atrações para o lazer e para prática de esportes. “Quatro anos atrás era impensável nós termos uma cena como essa. Não tenho dúvida que essa será uma cena de São Paulo ‘instagramável’, que a gente pode usar nas nossas redes sociais. Convido a população pra conhecer o Parque Bruno Covas, pra conhecer o Novo Rio Pinheiros, que graças a um esforço muito grande, foi despoluído”, afirmou. 

“Para chegarmos aqui houve um grande empenho da Sabesp em parceria do Governo de São Paulo, que trabalhou para realizar mais de 650 mil ligações de esgotamento sanitário na bacia do Rio Pinheiros. Isso se equivale uma cidade de Campinas para ter um Rio Pinheiros despoluído. E faremos isso também no Rio Tietê”, destacou.

Rodrigo Garcia explicou que será necessário executar 1 milhão de ligações. Outro ponto que contribui para essa batalha de despoluição do Tietê é o tratamento de esgoto de Guarulhos, que três anos atrás tratava apenas 3% dos dejetos e até o final deste ano chega a 40% das ligações no segundo maior município do estado. “Com todas estas ações certamente teremos um Rio Tietê limpo em até seis anos”, garantiu Rodrigo Garcia.

Comentários