Justiça nega recurso ao reconhecer que Haddad aumentou fila da creche

Gestão petista na prefeitura de São Paulo foi responsável por aumentar o déficit de vagas em creche

Fernando Haddad (PT)

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) negou pedido de direito de resposta da campanha de Fernando Haddad (PT), ao reconhecer que a gestão petista na prefeitura de São Paulo foi responsável por aumentar o déficit de vagas em creche. A ação da chapa petista foi motivada pela propaganda eleitoral de Rodrigo Garcia (PSDB), que faz menção a Haddad como quem “teve a proeza de conseguir que as filas de creche aumentassem nessa cidade”.

A defesa da chapa de Rodrigo Garcia apontou que “a análise dos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação revela que, como afirmado pelos representantes na inicial, o déficit antes do início da gestão, em dezembro de 2012, correspondia a 93.814 crianças aguardando vagas. Em novembro de 2014, o déficit era de 187.535, tendo praticamente dobrado em um período de quase dois anos de administração do requerente”.

Por essa razão, o relator Régis de Castilho Barbosa Júnior esclarece que o “ato de questionar o desempenho dos candidatos no exercício dos cargos públicos que ocupam ou ocuparam é corriqueiro no debate eleitoral, caracterizando crítica normal a que se submetem as personagens da vida pública”, ao subsidiar sua decisão. Por essa razão, julgou improcedente e extinto o pedido de Haddad.

Comentários