Governo Rodrigo Garcia monta força-tarefa para receber refugiados afegãos

As 101 pessoas foram abrigadas em Centro de Acolhida na Capital



O Governo de São Paulo, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e da Justiça e Cidadania, montou uma força-tarefa para receber as famílias de refugiados afegãos que estão acampadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

“Determinei que a secretária Laura Muller Machado e o secretário Fernando José da Costa dedicassem todo empenho possível para atender essas pessoas que fugiram de seu país e estão se sentindo desamparadas no Brasil. São Paulo vai estender a mão para esses refugiados”, disse o governador Rodrigo Garcia.

A iniciativa, em parceria com as prefeituras de Guarulhos e de São Paulo, abriga desde sexta-feira (16) 101 pessoas em um Centro de Acolhida Especial para Famílias (CAE), localizado no bairro da Penha.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado fez aporte de R$ 3 milhões à Prefeitura de São Paulo para custear reformas feitas no prédio do Centro de Acolhida que irá receber os afegãos.

Esse valor repassado pela pasta de Desenvolvimento Social do Estado faz parte de um recurso total de R$ 50 milhões repassados pelo Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) à Prefeitura de São Paulo em 2022 para atender emergências e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Centro na região da Penha pertence à rede de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS).

Há capacidade para acolher 200 pessoas, com prioridade aos afegãos que aterrissarem no Aeroporto Internacional de Cumbica. A permanência no equipamento é por tempo indeterminado.

Os afegãos irão regularizar a condição de migrantes preenchendo o formulário Sisconare, sistema que identifica as condições dos refugiados no Brasil, além de obterem documentos nacionais. Também receberão auxílio para montar seus currículos e serão cadastrados em vagas de emprego. Foram providenciados tradutores para agilizar o atendimento.

Comentários