Rodrigo Garcia visita HC de Bauru após ampliação de atendimentos

Até o final do ano, a unidade terá 96 leitos e realizará cirurgias; hoje acontece em todo o estado o Mutirão de Cirurgias, com ação de avaliação pré-operatória



O governador Rodrigo Garcia visitou neste sábado (6) o Hospital das Clínicas de Bauru, que nesta semana começou a funcionar como hospital geral e irá ampliar gradativamente os atendimentos no decorrer deste ano. Na ocasião, o governador também falou da ação do Governo de São Paulo para acelerar atendimentos do Mutirão das Cirurgias na região.

"Estamos realizando o mutirão de exames pré-operatórios em todo o Estado de SP, como parte do Mutirão de Cirurgias implantado desde junho. Contratamos 68 mil novas cirurgias só no mês de julho", destacou Garcia. "Aqui em Bauru, mais de 500 pessoas estão fazendo sua avaliação pré-operatória hoje. Não tivemos nenhuma falta desses pacientes convocados para os exames".

Uma mega ação ocorreu neste sábado em todo o estado para a realização de 7,5 mil consultas de avaliação pré-operatórias para o Mutirão de Cirurgias. Na região de Bauru serão 550 pacientes avaliados no Hospital das Clínicas de Botucatu e nos Hospitais de Base, Estadual e no AME de Bauru. Esta mobilização ocorreu em todo o estado, com pacientes agendados pelos municípios.

O objetivo é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da Covid-19. A ação ocorrerá em 22 hospitais e 41 AMEs e envolverá mais de mil profissionais de saúde que estarão exclusivamente nestas unidades durante o sábado para a realização destas avaliações.


Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas está sob a administração da Faepa (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) desde a última segunda-feira (1), quando passou a funcionar como hospital geral. A unidade está funcionando com 30 leitos, sendo 10 deles de terapia intensiva.

"A Fundação faz uma transição sem interromper os atendimentos do hospital, que era de campanha e voltado à Covid, para o novo HC de Bauru", ressaltou o governador. "O Hospital das Clínicas é uma nova estrutura de saúde, que vai complementar o atendimento dos hospitais estaduais aqui na região e ofertar mais leitos à população quando estiver plenamente funcionando, até o final de 2023."

O hospital conta hoje com 100 profissionais de saúde e passará a 300 até o final de dezembro, quando chegará a 96 leitos de internação e também realizará cirurgias. A unidade será referência para média e alta especialidade aos 68 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru.

O HC será referenciado, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelo Samu e por outras unidades. Também atuará nas áreas de ensino, pesquisa e inovação científica e tecnológica na área da saúde, vinculado ao Curso de Medicina da USP de Bauru.

A estrutura completa do hospital prevê 265 leitos na ativação plena, somando os atuais 91 do Centrinho, que será integrado ao complexo. Serão abertos gradativamente 174 novos leitos, sendo 30 em unidades de terapia intensiva. A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Faepa, está realizando uma análise estrutural da unidade para avaliar as intervenções necessárias para esta ativação.

O perfil assistencial completo prevê atendimentos de hemodiálise, unidades de internação com leitos clínicos e de Terapia Intensiva, centro cirúrgico com oito salas, além de salas de Recuperação Pós-Anestésica e de Hospital Dia. Haverá atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades médicas e não médicas, além de sessões terapêuticas multidisciplinares, exames e cirurgias.

A assistência de excelência prestada hoje no Centrinho será mantida e fortalecida com a nova gestão. Os funcionários terão seus empregos mantidos, sendo que os que concordarem em permanecer na unidade terão suas atividades e vantagens garantidas. A integração total do Centrinho à administração da Faepa está prevista para ocorrer até o final deste ano.

Comentários