Rodrigo Garcia levará unidades da Fábrica de Cultura 4.0 e Fábrica da Cultura Móvel para o interior no próximo mandato

Em visita ao Museu do Ipiranga, que será reinaugurado em setembro, o atual governador de São Paulo falou dos planos para a cultura

O governador Rodrigo Garcia e o candidato ao Senado Edson Aparecido

Expandir as Fábricas de Cultura 4.0 e levar o programa Fábricas de Cultura Móvel para o interior do estado. Essa é um dos compromissos assumidos pelo candidato à reeleição, governador Rodrigo Garcia (PSDB), que apresentou nesta segunda-feira (29) seu plano de governo para a cultura durante visita ao Novo Museu do Ipiranga, que será reinaugurado em setembro. Rodrigo estava acompanhado do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e do candidato ao Senado Edson Aparecido.

“Investir em cultura não é só investir em nossa história, é formar uma sociedade consciente de suas responsabilidades e também é investir em emprego e renda. Por isso, vamos reforçar aquilo que foi um acerto da política cultural do estado de São Paulo, que são as Fábricas de Cultura, inicialmente levadas para a periferia da cidade de São Paulo e que agora expandiremos para o interior com unidades fixas e com unidades móveis para atender a população mais vulnerável”, declarou Rodrigo Garcia.

As Fábricas de Cultura foram criadas em São Paulo para fomentar a cultura tradicional na periferia da capital. Até o início de 2019 o projeto contava com 11 unidades em bairros como Capão Redondo, Jardim São Luiz, Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, oferecendo cursos de teatro, música e dança. Em 2019 se transformaram em Fábricas de Cultura 4.0, quando passaram a oferecer cursos ligados a tecnologia e ao mundo digital, como games, artes digitais, robótica, edição de imagens, vídeos e fotografia digital. 

Foram inauguradas unidades na Região Metropolitana de São Paulo, como em Diadema, Osasco e São Bernardo do Campo, e em breve vão ser entregues novas fábricas no interior e no litoral, como em Ribeirão Preto e Santos. “As Fábricas de Cultura 4.0 oferecem cursos de edição de imagem, edição de som, robótica para que essa molecada possa se preparar para o mercado de trabalho. Estamos fazendo estudos técnicos para levar as Fábricas de Cultura Móveis para que seja possível atuar nos territórios mais vulneráveis”, reforçou Rodrigo. “Economia criativa é emprego, é renda e o futuro do estado de São Paulo”, completou.

Ao lado de representantes da USP (Universidade de São Paulo) e de parceiros do projeto do Novo Museu do Ipiranga, Rodrigo Garcia assegurou novos investimentos para a preservação da história e incentivo à arte. “É uma satisfação, às vésperas do bicentenário da Independência do Brasil, visitar as obras do Museu do Ipiranga, que vai proporcionar aos paulistas e brasileiros revisitar nossa história”, declarou.

“Estou muito contente de visitar as obras do Museu de Ipiranga, que vai ser, sem dúvida alguma, um dos museus mais visitados do país. Como historiador estou muito feliz de ver como esse espaço que conta a nossa história está totalmente preparado para recepcionar o público a partir de setembro”, declarou Edson Aparecido, que é formado em História.

Comentários

  1. Nosso interior do estado precisa desse incentivo, é cultura. Parabéns governador Rodrigo Garcia,sabemos que faz a diferença

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Garcia45 fazendo a diferença, parabéns governador pela seu trabalho e humildade, estamos juntos 🤝👊🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário