Candidato ao Senado, Edson Aparecido vê revisão da tabela SUS como salvação para as Santas Casas

Governo Federal não revê valores há 15 anos, o que coloca em risco os hospitais filantrópicos de São Paulo e de todo país

O candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB)

O candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB) afirmou que a revisão imediata da tabela SUS (Sistema Único de Saúde), que não é reajustada há 15 anos pelo Governo Federal, será vital para garantir a sobrevivência das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos que atendem a população gratuitamente. 

“A tabela SUS está congelada há 15 anos. Em 2008, o SUS pagava R$ 10 por uma consulta. Já era pouco. Hoje paga os mesmos R$ 10, ou seja, enquanto o pessoal ficou se preocupando com briga política, não se preocupou com os problemas concretos”, disse Edson. A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas estima que 51% das instituições no país deverão reduzir a oferta de leitos. 

Leia também:
Com seu cão Zé, Edson Aparecido critica dinheiro de São Paulo que vai para Brasília


Em São Paulo, as Santas Casas recebem ajuda direta do Governo do Estado e dos municípios, que compensam a falta de repasses do Ministério da Saúde. A situação foi agravada com a aprovação do novo piso da enfermagem. O Governo Federal não anunciou qualquer tipo de contrapartida para diminuir o impacto negativo nas contas dos hospitais. 

“As Santas Casas estão no limite. E os municípios sabem disso melhor do que ninguém, porque são as cidades, com muito esforço e com a ajuda do governador Rodrigo Garcia, que estão pagando a conta que o governo federal deveria estar pagando”, completou. “Eu quero ser senador para resolver a tabela SUS de uma vez por todas, para que nossas Santas Casas não precisem ficar de pires na mão a cada troca de presidente”, completou.

Como secretário de Saúde da capital durante a pandemia, Edson Aparecido trabalhou para que a vacinação chegasse a toda a população. Foi por isso que São Paulo alcançou a marca de capital mundial da vacina. Em sua gestão o SUS em São Paulo foi eleito um dos melhores serviços públicos pela segunda vez seguida na pesquisa Datafolha. 

Também graças a ele foram entregues 10 hospitais, um deles (o único público) está na lista dos 50 melhores da América Latina. Também foram inauguradas 20 das 23 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) existentes na capital. Edson Aparecido foi deputado estadual, deputado federal, ocupou cargos de secretário de Estado e foi fundamental no processo de privatização da telefonia no país.

Comentários