Rodrigo Garcia participa do lançamento da Taça das Favelas 2022

Governador também participou da solenidade de encerramento da Semana do Cooperativismo


O governador Rodrigo Garcia participou nesta quinta-feira (14) da cerimônia de lançamento do campeonato Taça das Favelas São Paulo. O evento aconteceu no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, que sediou as finais da única edição do torneio, em 2019. O Estado, por meio da Secretaria de Esportes, investiu R$ 320 mil nesta edição de 2022. Mais cedo, Rodrigo também participou da solenidade de encerramento da Semana do Cooperativismo, realizada pela Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

“Enquanto a CUFA realiza a Taça das Favelas, ela chama a atenção para a alegria, harmonia, para as potências. Mas ela também chama atenção de que nós temos muito trabalho pela frente. A favela tem sua potência, mas tem as suas carências e o poder público está aqui para ser parceiro da CUFA e destacar talentos”, disse Rodrigo Garcia.

A celebração da Taça das Favelas marca a volta do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, que é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, para mais de 40 mil pessoas. O evento contou ainda com a presença de técnicos e jogadores de todas as favelas que disputam a Taça, além de outras autoridades, artistas e ex-jogadores.

O torneio tem início previsto para o último final de semana de julho. A primeira fase da Taça das Favelas será disputada por 128 seleções de favelas, com 32 femininas e 96 masculinas. As seleções femininas não têm idade limite, enquanto entre os meninos, são permitidos jovens de 14 a 17 anos.

A grande novidade é que a partir das oitavas de final do campeonato masculino, vão entrar na disputa as favelas campeãs das edições do interior. O mesmo acontece no feminino, a partir das quartas. As grandes finais estão previstas para acontecer no dia 8 de outubro. Além disso, também será realizado a primeira edição da Taça das Favelas Brasil, o Favelão 2022, que vai acontecer nos meses de outubro e novembro.


Semana do Cooperativismo

O governador Rodrigo Garcia participou ainda, ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da solenidade de encerramento da Semana do Cooperativismo. O evento municipal reuniu diversas cooperativas para palestras e debates voltados à formalização, capacitação e geração de renda e contou também com atendimento jurídico.

O Governo de SP presta apoio e reforço ao cooperativismo na retomada econômica, em que o cooperativismo é importante para a inclusão produtiva e geração de emprego e renda. Foi publicado hoje (14), no Diário Oficial do Estado, uma portaria que institui o Comitê Intersecretarial de Desenvolvimento Regional para Inovação em Cooperativismo, que tem como objetivo coordenar e articular as ações de políticas públicas para promover o desenvolvimento regional por meio de fomento às atividades cooperadas em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Comentários