Novo Hospital Pérola Byington inicia atendimentos até setembro

Unidade recebe investimento de R$ 245 milhões e será referência na América Latina para atendimento à mulher

O prefeito Ricardo Nunes e o governador Rodrigo Garcia 

O governador Rodrigo Garcia visitou nesta quarta-feira (6) o novo prédio do Hospital Pérola Byington, localizado na região da Luz, em São Paulo. Maior centro de saúde especializado no atendimento à mulher da América Latina, o hospital recebe investimento de R$ 245 milhões e, de acordo com previsão da Secretaria da Saúde, começa a funcionar até setembro na sede modernizada.

“Esse novo prédio foi construído com o que há de mais moderno na arquitetura e engenharia de saúde do mundo, com equipamentos de última geração. Além da qualidade já conhecida, nós teremos uma ampliação nesse atendimento. É um hospital moderno que vai atender as mulheres do nosso país”, disse Rodrigo Garcia.

O novo Pérola Byington está com 99% das obras concluídas e vai atender especialidades como oncologia ginecológica e mamária, ginecologia de alta complexidade, cuidados paliativos e reprodução humana assistida, além de atuar no ensino e pesquisa do programa de residência médica em Ginecologia e Mastologia.

Serão 172 novos leitos, sendo 92 cirúrgicos, 10 de Hospital Dia, 10 de UTI e 60 clínicos. Os equipamentos e mobiliários também estão em fase final de instalação. Atualmente, aparelhos de alta tecnologia como tomógrafos, ressonância magnética e suporte para radioterapia já estão instalados.

Quando estiver em pleno funcionamento, o hospital deve ampliar em 66% os serviços de quimioterapia e hormonioterapia. A nova unidade passará a contar com tomografia com sedação, ressonância magnética (PET-CT) e também ampliará a oferta de mamotomia e urodinâmica.

A capacidade anual será de 12,8 mil internações, 107 mil atendimentos ambulatoriais, 21 mil sessões de quimioterapias, 23,7 mil de hormonioterapia e 19,8 mil de radioterapia.

Com mais de 50 mil m² de área construída, o prédio foi erguido por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A unidade terá gestão da OSS (Organização Social de Saúde) Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, selecionada em chamamento público.


Vítimas de violência

A nova unidade também terá espaço destinado ao programa Bem-me-quer, uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde, da Segurança Pública e Procuradoria Geral do Estado.

Pioneira no país, a iniciativa oferece gratuitamente atendimento médico, assistência psicológica e jurídica e acompanhamento integral a mulheres e crianças vítimas de violência sexual.

A unidade contará ainda com tecnologia de ponta para oferecer atendimento de excelência. O Pérola Byington deve implantar um expediente de telemedicina e horários expandidos para realização de procedimentos cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos.

Comentários