Letalidade policial em São Paulo é a menor desde 2001

Queda é atribuída ao uso de câmeras nos uniformes; 91% dos moradores do estado são a favor da tecnologia de filmagem


Welbi Maia Brito

O governo de São Paulo registrou, no primeiro semestre, o menor número de mortes em ações da polícia desde 2001 – foram 133 casos. No mesmo período de 2019, o último pré-pandemia, foram 367 mortes. A principal mudança foram as câmeras nos uniformes.

São Paulo foi o primeiro do país a adotar a utilização de câmeras nos uniformes policiais.

De acordo com o levantamento do Datafolha realizada entre os dias 28 e 30 de junho, 91% dos moradores do estado são a favor da tecnologia de filmagem. Apenas 7% da população disse ser contra a utilização do equipamento.

O uso de câmeras por policiais também é defendo pelo comando da corporação. Pesquisa feita no curso de aperfeiçoamento de oficiais mostra que dois terços dos capitães da PM apoiam projeto.

Mesmo com a queda da letalidade policial e imenso apoio popular, o pré-candidato ao Governo de SP, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) tem afirmado que, se eleito, acabará com o uso de câmeras por policiais.

Segundo o Governo de São Paulo, até o final de 2022, a PM terá mais de 10 mil câmeras que 'gravam tudo' presas a uniformes de seus policiais.

Comentários