Governo e Prefeitura de SP oferecem nesta sexta (15) serviços gratuitos à população da zona Oeste

Iniciativa "Governo nos Bairros" ocorrerá das 9h às 16h no Memorial da América Latina  será voltada a moradores do Butantan, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana


O Governo de São Paulo promove nesta sexta-feira (15), em parceria com a prefeitura de São Paulo, o Governo nos Bairros Zona Oeste, que vai oferecer diversos serviços gratuitos à população. A iniciativa ocorrerá das 9h às 16h no Memorial da América Latina para os moradores do Butantan, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Sé e Vila Mariana. O governador Rodrigo Garcia e o prefeito Ricardo Nunes estarão no local às 10h30 para reunião conjunta de secretariado e na sequência realizam coletiva de imprensa.

Durante o mutirão de serviços, haverá orientação e atendimento de solicitações do Bolsa do Povo. Os interessados também terão a oportunidade de realizar os atendimentos mais procurados de forma simples e com o auxílio de colaboradores do Poupatempo, como solicitação de segunda via, para casos de perda ou roubo do cartão do Bolsa do Povo; atualização do CadÚnico; consulta de saldo disponível e de elegibilidade aos programas que fazem parte do Bolsa do Povo.

No stand do Poupatempo, os usuários poderão conhecer as opções disponíveis nos canais eletrônicos, que hoje contam com 220 serviços digitais, como solicitação de segunda via de RG, renovação de CNH, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e carteira da vacinação da Covid-19, entre outros.

O Projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania, vai oferecer os serviços de emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), de CPF e de contas de consumo (água e luz); emissão de carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo e recebimento de denúncias.

Também serão feitas inscrições para os cursos profissionalizantes do Via Rápida e Novotec, além de solicitação para liberação de crédito por meio do Banco do Povo a empreendedores. Na ocasião haverá ainda cadastro de currículos, encaminhamento para vagas de trabalho e emissão de carteira de trabalho por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); e elaboração de currículo e orientações ao profissional de como se portar em entrevistas de trabalho. Pessoas com deficiência terão atendimento acessível com intérprete de LIBRAS, além de oportunidade de vagas de trabalho e oferta de cursos de qualificação profissional.

Haverá atendimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP) a mutuários e entrega de regularização de imóveis. O Fundo Social de São Paulo estará presente com uma tenda para inscrições nos cursos gratuitos de qualificação profissional que estão disponíveis em todas as regiões da capital. São mais de 20 opções em seis áreas do conhecimento: Beleza, Moda, Gastronomia, Construção Civil, Informática e Administração e Empreendedorismo. No local haverá também caixas da campanha Inverno Solidário para arrecadação de cobertores e agasalhos novos e em bom estado. As doações recebidas serão direcionadas para entidades e municípios com maior índice de vulnerabilidade social.

Na área da saúde, haverá orientações sobre o mutirão de cirurgias, medição de pressão e de diabetes, aplicação de vacinas e testagem de HIV e sífilis. Já a Sabesp vai disponibilizar atendimento móvel a clientes, que poderão solicitar segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamento de dívida, entre outros serviços, sem a necessidade de agendamento.

Uma base comunitária móvel da Polícia Militar estará no local, assim como uma delegacia móvel da Polícia Civil, com serviços como registro de boletim de ocorrência.


SERVIÇO

Data: Sexta-feira, 15 de julho de 2022

Horário: 9h às 16h

Local: Memorial América Latina - Avenida Mario de Andrade, 664 - Barra Funda

Comentários