Governo de SP entrega Prêmio Ruth de Souza a personalidades negras

Premiação homenageia mulheres que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social

O governador Rodrigo Garcia

O governador Rodrigo Garcia participou neste sábado (23) da entrega do prêmio Ruth de Souza para mulheres negras que se destacaram no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade social. O evento, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), foi realizado no Museu Afro Brasil e contou com apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da curadoria do museu.

“É muito bom começar o sábado aqui ao lado das homenageadas, mostrando o respeito do Governo de São Paulo por toda a luta, por toda a história e, principalmente, pela expectativa de um bom futuro. O prêmio é uma homenagem, um reconhecimento e todas que estão aqui sendo reconhecidas têm uma história de vida, uma história de luta, e inspiram as novas gerações a continuarem lutando”, destacou Rodrigo.

A homenagem é realizada anualmente pelo Conselho em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, ambos celebrados em 25 de julho. Foram laureadas personalidades negras que atuam em diversas áreas, entre elas, psicologia, pedagogia e empreendedorismo.

Entre as homenageadas estão a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra, primeira pessoa negra a assumir o cargo; a consultora organizacional Jorgete Lemos, conselheira da Universidade Zumbi dos Palmares; Édima de Souza Mattos, membro do Grupo Gestor de Saúde e Educação do Conselho Estadual da Comunidade Negra do Estado de São Paulo; a fotógrafa, curadora, produtora cultural e audiovisual do Corre, Beatriz Santos Andrade; e a embaixadora da Universal Peace Federation e comendadora da Ordem Internacional dos Parlamentares da Língua Portuguesa e Nações de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Pinto – Cidinha Raiz.


Prêmio Ruth de Souza

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2019. A premiação presta uma justa e merecida homenagem a Ruth de Souza, nascida em 12 de maio de 1921, na cidade do Rio de Janeiro. Atriz brasileira, foi a primeira-dama negra do teatro, do cinema, e da televisão. Foi a primeira artista negra do país a ser indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza de 1954 por seu trabalho no filme Sinhá Moça. Participou de mais de 20 filmes, sendo que muitas das personagens que interpretou ao longo das décadas de 1950 e 1960 remetiam à resistência do corpo e à vivência negra na sociedade brasileira. Ela faleceu em 28 de julho de 2019.


Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1992, após o primeiro encontro de mulheres afro-latinas-americanas e afro-caribenhas em Santo Domingos, na República Dominicana. Nessa data, também é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela. O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras, contra a opressão de gênero, a exploração, e o racismo.


Quem é Tereza de Benguela

Tereza de Benguela viveu no século 18 e foi morta em uma emboscada. Esposa de José Piolho, ela se tornou rainha do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, e quando o marido morreu acabou se mostrando uma líder nata: criou um parlamento local, organizou a produção de armas, a colheita e o plantio de alimentos e chefiou a fabricação de tecidos que eram vendidos nas vilas próximas.

Comentários