No Dia dos Namorados, Rodrigo Garcia participa de casamento comunitário

Ação é destinada a casais com renda total de até três salários-mínimos




O governador Rodrigo Garcia participou neste domingo (12), Dia dos Namorados, do casamento comunitário de 300 casais no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, no Paraíso. A ação, que foi realizada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), é destinada a casais com renda total de até três salários-mínimos. O evento contou com música, tapete vermelho, decoração, fotos e convidados. As noivas receberam uma lembrança confeccionada pelas alunas do curso Costureiro do programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social. 

“Casamento é cumplicidade, é respeito, é perdão. Quero cumprimentar a todos que estão aqui celebrando esse momento feliz da vida de vocês. Eu, particularmente, tenho dois grandes amores na minha vida: primeiro a minha família e depois São Paulo. É muito bom poder estar aqui celebrando a vida, a união, o compromisso”, disse Rodrigo Garcia. 

Estavam presentes cerca de quatro mil pessoas, entre testemunhas, convidados, damas/pajens de honras, juízes de paz e produtores. Foram inscritos, até o dia 13 maio, 648 casais, sendo que 300 comprovaram renda e atenderam à exigência de documentação, tornando-se habilitados a participar do evento. 

Muitos dos casais presentes já viviam juntos e tinham o sonho do casamento no civil, mas não conseguiam arcar com as despesas. Só de cartório, por exemplo, dependendo da cidade, entre proclamas e registros, os custos ficam entre R$ 500,00 e mais de R$ 1 mil. 

De 2004 a 2021, o CIC (Centro de Integração da Cidadania), vinculado à SJC, realizou 62 casamentos comunitários, unindo um total de 5,9 mil casais. Com a pandemia da Covid-19, a tradição foi interrompida em 2020, mas foi retomada no fim do ano passado, respeitando todos os cuidados sanitários, inclusive a exigência de comprovação da vacinação. Em 2021, houve 60 casamentos organizados apenas pelo CIC Norte no Centro de Tradições Nordestinas.

Em 2022, o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, definiu, pela primeira vez, que as inscrições (de 11 de abril a 10 de maio) fossem disponibilizadas para todas as 18 unidades do CIC, localizadas na capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do Estado. “O casamento comunitário gratuito é uma importante oportunidade para a população, especialmente a mais vulnerável, oficializar uma união, que às vezes já existe há anos. Muitos têm até filhos. Importante não só para o casal, mas para a segurança dos filhos e da família”, afirma Fernando José da Costa.

Comentários

  1. Parabéns governador 👏👏👏👏 confiamos em sua capacidade.Avante Rodrigo Garcia, juntos sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário